POLÍCIA
Acusado de estupro, detento é espancado até a morte no Complexo Penitenciário de Rio Branco
Um homicídio com requintes de crueldade foi registrado no maior complexo penitenciário do Acre. O detento Raimundo Morais Maia, de 40 anos, foi espancado até a morte por colegas de cela.
O crime aconteceu por volta das 21h30 deste domingo, na Cela 27 do Pavilhão A. Raimundo Maia cumpria pena pela acusação de estupro. Quatro presos, acusados pelo crime, foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil.
O Iapen emitiu nota:
O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:
1- Por volta das 21h30 do domingo, 5, o Complexo Penitenciário de Rio Branco registrou o falecimento do detento Raimundo Morais de Souza, 40 anos, que se encontrava em isolamento preventivo juntamente com outros quatro presos na cela 27 do pavilhão A;
2- Ao verificar o ocorrido, os policiais penais de plantão indagaram os detentos sobre o que havia acontecido. Estes informaram ter ceifado, propositalmente, a vida de Raimundo Morais em virtude do crime do falecido ter sido em desfavor de uma menor e por, também, tê-los enganado dizendo ter tabaco e trocar pelos alimentos dos demais colegas de cela quando, na verdade, tinha apenas um saco com um material de cor preta que aparentava ser tabaco.
3- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e esteve no local, mas foi possível apenas constatar a morte do detento. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também compareceu para realização de perícia e procedimentos de praxe.
4- Diante dos fatos, o Iapen busca contato com a família de Raimundo Morais de Souza para informar sobre o ocorrido e prestará todo o amparo estabelecido em lei. Também se solidariza, manifestando pesar pela perda repentina, desejando que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.
5- O Iapen destaca que, de acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 179 dias não se registrava morte no Sistema Prisional do Acre.
6- Por fim, o Iapen informa que acompanhará toda a investigação necessária para a devida elucidação do crime.
Rio Branco – Acre, 6 de dezembro de 2021.
Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen
You must be logged in to post a comment Login