ESPORTE
Adesg completa 44 anos e joga nesta 2ª feira o restante do jogo contra o Vasco

MANOEL FAÇANHA
A Associação Desportiva Senador Guiomard (Adesg) completa nesta segunda-feira (26) 44 anos de história. Fundado no ano de 1982, o Leão guiomarense foi o primeiro clube do interior acreano a conquistar um título estadual, ao vencer, de forma invicta, o turno e o returno da temporada 2006. Nesta data comemorativa, o Leão retorna ao gramado do estádio Arena da Floresta para jogar o restante do jogo interrompido no último sábado, aos 10 minutos do 2º tempo, diante do Vasco da Gama, pela forte chuva.
Veja o histórico do clube guiomarense
Num mergulho na história, consta que a primeira participação da Adesg numa disputa de campeonato estadual ocorreu em 1992. Um ano depois, o clube acabou perdendo o título do estadual para o Independência. Outra boa participação do Leão ocorreu na temporada 1998, quando chegou ao triangular final e venceu o Rio Branco, mas perdeu o título para o Independência, equipe que somou o maior número de pontos.

Na temporada 2005, o Leão guiomarense, ao comando do técnico Marquinhos Bahia (jogador que fez parte do EC Bahia na conquista do título de campeão Brasileiro de 1988) e uma legião de jogadores importados do Distrito Federal, voltou a bater na trave ao perder a taça de campeão para o Rio Branco. No entanto, antes, o time havia conquistado o título inédito do Torneio Início.
Um ano depois, enfim, a Adesg conquistaria seu primeiro título estadual. Com uma campanha invicta e ao comando do técnico Marquinhos Bahia e outra legião de jogadores importados, o clube levou a taça de campeão para Senador Guiomard.
Veja como foi a conquista do Leão
Com as equipes divididas em duas chaves, a Adesg e o Rio Branco eliminaram nas semifinais Andirá (3 a 2) e Independência (2 a 1), respectivamente. Na decisão do primeiro turno, o Rio Branco ainda chegou a abrir o placar com Juliano César, mas o volante Samuel deixou tudo igual e levou a decisão do turno às cobranças de pênaltis. Nas cobranças de tiros livres, o estrelado Felipe desperdiçou sua cobrança e a Adesg conquistou a primeira parte do estadual.
O returno começou com uma boa notícia de investimento do poder público da ordem de R$ 370 mil na competição. Na segunda parte do torneio, o Independência cresceu na competição, tanto que venceu por duas oportunidades o Clássico Vovô contra o Rio Branco (2 a 1 e 1 a 0). O atacante Marcelo Brás foi o carrasco do Estrelão, marcando gols importantes no clássico.
Final – O Independência chegou à decisão do returno diante da Adesg com duas baixas importantes: o artilheiro Marcelo Brás e o maestro Ciro, ambos suspensos. Por outro lado, o time guiomarense não pôde contar com o zagueiro Panda e o meia Alcione, mas nada que impedisse uma vitória por 3 a 0, gols anotados por Michel (2x) e Rogerinho. O Leão foi campeão invicto (oito vitórias e 3 empates) com a seguinte formação: Osmair; Clein, Pio, Badu e Carlos Eduardo (Gessé); Ricardinho (Cacique), Vaval, Rogerinho, Mariozan; Michel e Samuel. Por outro lado, o Tricolor formou na decisão com: Tidalzinho; Léo, Marcão, João Santos e Fábio (Lucas); Nego, Duarte, Castanheira e Márcio (Vitor); Gaúcho e Pitiú (Biroca). Técnico: Gilmar Sales.

Competições nacionais

A Adesg no cenário nacional jogou apenas uma edição de Copa do Brasil contra o Fluminense-RJ (2007). Na Arena da Floresta, em Rio Branco, a equipe perdeu por 2 a 1. No jogo da volta, no Maracanã, caiu por 6 a 0 para o tricolor carioca, campeão naquele ano da edição do torneio. Um ano antes, a equipe representou o Acre na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, mas não passou da primeira fase.

Título da 2ª Divisão/2017

Após encarar o Tricolor Carioca, o Leão Guiomarense rosnou apenas mais uma vez com a conquista do Campeonato Acreano da 2ª Divisão/2017.
Ressalte-se que a fundação da Liga Guiomarense de Futebol ocorreu em 1º de janeiro de 1976. O Quinari (1973) e o Bangu (1977) foram alguns dos primeiros clubes filiados.














