GERAL
Aeroporto Internacional de Rio Branco registra aumento de 46,5% no número de passageiros no segundo trimestre
O Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, segue em trajetória de crescimento. No segundo trimestre de 2025, o terminal recebeu 149.477 passageiros, um aumento de 46,51% em comparação ao mesmo período de 2024. No acumulado do primeiro semestre, o número chegou a 289.367 passageiros, representando um crescimento de 43,42% em relação ao ano anterior.
O aumento no fluxo é reflexo da retomada gradual da malha aérea na região e da maior conectividade com hubs nacionais. A nova rota direta entre Rio Branco e Guarulhos, por exemplo, contribui para ampliar as opções de conexão dos passageiros do Acre com outros estados e destinos internacionais.
No Brasil, a VINCI Airports administra os aeroportos de Salvador, Manaus, Tefé, Tabatinga, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Cruzeiro do Sul, que, juntos, superaram a marca de 3 milhões de passageiros no segundo trimestre de 2025.
Crescimento global da VINCI Airports
A rede VINCI Airports, da qual o Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro e os aeroportos da Amazônia fazem parte, registrou um crescimento global de 6,7% no segundo trimestre de 2025, totalizando mais de 86 milhões de passageiros.
O aumento foi impulsionado por uma maior oferta de assentos, sobretudo de companhias de baixo custo, e pela forte demanda por rotas de longa distância, que cresceram 11%. Lisboa, Edimburgo e Londres Gatwick se destacaram com a expansão de conexões internacionais.
A China foi um dos principais motores do crescimento, com aumento de 66% no tráfego com o Japão em relação a 2024. O aeroporto de Phnom Penh, no Camboja, cresceu 15%, enquanto terminais em Monterrey (México), Budapeste (Hungria) e Cabo Verde também apresentaram desempenho expressivo. Em Portugal, os voos de longa distância seguem fortes, especialmente para o Brasil e os Estados Unidos. Edimburgo teve alta de 30% no tráfego internacional, impulsionada por rotas para a América do Norte.
Sobre o Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro
O Aeroporto Internacional de Rio Branco – Plácido de Castro é um dos sete aeroportos na Amazônia operados pela VINCI Airports, maior operadora privada de aeroportos do mundo, por meio de um contrato de concessão com duração de 30 anos. Principal aeródromo do estado do Acre, o aeroporto busca maior conectividade e estímulo à economia da região. Incorporando padrões operacionais globais, oferece mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros.
Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, líder mundial em operação de aeroportos privados, gerencia mais de 70 aeroportos em 14 países. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, disponibilizando sua capacidade de investimento e know-how na otimização do desempenho operacional, modernização da infraestrutura, gerenciamento das operações e transição ambiental. A VINCI Airports foi a primeira operadora de aeroportos a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional em 2016, visando alcançar emissões líquidas zero em toda a sua rede até 2050.