Connect with us

ACRE

Agente socioeducativo do Alto Acre é campeão nacional de fisiculturismo na Bolívia

Publicado

em

Kaio Francisco exibe com orgulho os troféus que ganhou na competição realizada em Cochabamba (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Wanglézio Braga

O acreano de Epitaciolândia, Kaio Francisco Silva, 31 anos, foi o atleta que mais recebeu destaque no campeonato de fisiculturismo realizado no último final de semana em Cochabamba, na Bolívia. Junto com sua equipe, ele desbancou vários competidores e ganhou o título da categoria Overall Men’s Physique. A disputa garantia uma vaga para o campeonato sudamericano que vai ser realizado na Argentina.

No evento, ele não representou o Acre, nem o Brasil, e sim o Departamento boliviano de Pando. Após receber o título, o atleta que é agente socioeducativo do Alto Acre falou com o AcreNews sobre a sensação de alcançar mais essa conquista. “Minha ficha ainda não caiu, de verdade! Ser campeão nacional, mesmo que na Bolívia, nunca me passou pela cabeça. Hoje sou um desses!”, comentou.

Antes de se tornar oficialmente atleta, Francisco fazia por conta própria treinos em sua casa. Mas, com o passar dos anos, por causa da correria diária, treinar ficou em segundo plano na vida. Ele chegou a pesar cerca de 100 kg, um alerta para a saúde. “Isso me incomodou bastante. Eu percebi que precisava mudar os hábitos alimentares e focar nos treinos. Por conta própria, comecei a treinar e fazer a dieta necessária. Depois procurei ajuda de alguns profissionais até chegar à academia da qual faço parte”, relatou.

O gosto por puxar peso, atrofiar os músculos e tornear o corpo de 1m73cm, veio com as inscrições em campeonatos e concursos de fisiculturismo. Em um único evento, ele competiu com veteranos, em Rio Branco, e ganhou a primeira distinção. Ao passar dos anos, outros incentivos ocorreram, desta vez em outro ambiente, num outro país.

“Tive ajuda e incentivo da Power Gym, em Cobija, e logo da Federação NABB-WFF-Pando. Para chegar aqui, eu tive um suporte por parte deles, muito mais do que esperava. Eu só queria chegar neste evento com a sensação de dever cumprido. Acho que o dever de casa foi alcançado com sucesso, né?”, ressalta e completa: “Subi no palco, mostrei todo o meu trabalho. Após isso, eles chamaram os campeões da noite. Meu número, o 179, foi chamado. Ou seja, fui campeão na minha categoria, com 78 kg, e fui disputar outra, o Overall, que é muito mais difícil (…) minutos depois fui aclamado vencedor”.

ARGENTINA E PARANÁ

O campeonato serviu como um passaporte para outra competição internacional, que vai acontecer nos dias 4 e 05 de dezembro em Buenos Aires, na Argentina. Kaio Francisco vai representar a Bolívia, no país de Lionel Messi e Diego Maradona. Também entra como futuras participações, em Curitiba, no Paraná.

Na competição realizada em Cochabamba, a sua equipe composta por outro brasileiro e um boliviano, foram vencedores nas suas respectivas categorias, ganhando força na categoria por Pando. “Estou nas nuvens, a minha ficha não caiu. É muita responsabilidade, mas Deus será maior comigo nas próximas competições!”, exaltou.

O APOIO É IMPORTANTE!

A vida de atleta de fisiculturismo não é fácil. É preciso muita determinação, perseverança e dominar a arte da disciplina. Não é só isso. É preciso quebrar barreiras, uma delas é a financeira. No Acre e em muitos estados brasileiros, a falta de incentivo por meio de políticas públicas para o esporte bem como de patrocínio são impedimentos que os atletas mais enfrentam na carreira. Afinal, é muito difícil manter a rotina diária e ter uma preparação assertiva para os eventos.

A trajetória de Kaio não foi diferente, o tempo mostrou que é possível vencer em meio às adversidades. Foi na cidade de Cobija, ao atravessar as pontes sobre o Rio Acre, que conseguiu o suporte que precisava. Também foi com idas e vindas para a capital acreana, Rio Branco, que somou a colaboração.

São os incentivadores por parte das instituições, dos clubes, das federações, de pessoas que tiram das costas dos profissionais a preocupação e a ansiedade em relação aos gastos com alimentação, suplementos, transporte e equipamentos para realizar as preparações até mesmo na confirmação das competições. Quando isso acontece, nada mais justo que exaltar os nomes delas.

“Tenho meu trabalho, que executo com muito orgulho no Alto Acre, mas sou muito grato pelo apoio da minha academia, a Power Gym e da NABBA, que é a Federação de Fisiculturismo de Pando. Sem eles, acredito que não conseguiria ganhar esse título. Eles bancaram tudo para mim. Tratam-me como um filho! (…) Também não posso ser injusto e deixar de agradecer também outras pessoas, empresas parceiras, como a Acreaves alimentos, Reis Suplementos, Farma & Fórmula Ji-Paraná/Rd, Bella Center, a Distribuidora Amorim, a Barbearia El Emperador, Lava jato VIPCAR, Churrascaria Área do Apetite e outros. Muito obrigado!”, citou.

De pronto, Kaio Francisco deixou uma mensagem otimista para os atletas do presente e do futuro. “Não percam as esperanças, não deixem de sonhar. É preciso executar, ter determinação, foco! Os resultados sempre vão vir. Desistir, nunca! Deixar de sonhar, jamais!”, concluiu.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas