ACRE
Agro: Governo Gladson mobiliza parceria internacional com faculdade de Turim para valorizar café robusta
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, articulou uma parceria com a Universidade de Turim, na Itália, nesta quinta-feira, 25, para a análise dos constituintes dos cafés robustas produzidos no estado.
A iniciativa fez parte da agenda oficial da comitiva de produtores de café robustas amazônicos à Itália coordenada pelo governo Acre, por meio da Seagri e do Serviço Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na missão internacional que busca promover os cafés acreanos no mundo.
A parceria prevê o envio das amostras de café cultivados no Acre para laboratórios de última geração da instituição italiana, onde passarão por análises avançadas. Os estudos irão identificar os principais constituintes dos grãos e relacioná-los tanto ao manejo adotado na lavoura quanto às notas sensoriais do café.
De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, o Acre deu um passo importante para ampliar os estudos sobre a qualidade do café produzido no estado. “Conseguimos avançar além do que imaginávamos, firmando uma parceria com a Universidade de Turim para realizar análises do nosso café. Saímos muito satisfeitos da reunião porque agora teremos a possibilidade de enviar nossos grãos para avaliação internacional’, destacou Tchê.
Para o professor do Departamento de Ciência da Agricultura, Florestas e Alimentos, Giuseppe Zeppa, a parceria vai permitir caracterização compositora e nutricional dos cafés do Acre.
“Foi para nós um prazer ter esta delegação aqui hoje e esperamos que seja a primeira de tantas ocasiões de colaboração juntos”, destacou.
AGÊNCIA AC