CULTURA & ENTRETENIMENTO
Alamoju Centro de Cultura promove oficinas gratuitas de costura e música afro-brasileira em Rio Branco
Dry Alves, Ascom
O Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa promove, em abril, duas oficinas gratuitas voltadas para costura e música. As atividades acontecem em Rio Branco e buscam incentivar a valorização e o desenvolvimento de saberes tradicionais.
De acordo com a produtora Nathânia Oliveira, os terreiros ainda usam o ofício de costureiras e as roupas específicas da religião são confeccionadas por mulheres de dentro dos terreiros; Então a ideia é também passar a experiência por meio de curso para capacitar as pessoas para garantir uma fonte de renda. Já a oficina de música é para fortalecer ainda mais a musicalidade afro-brasileira vinda das religiões de matriz africana.
“Tudo é pensado para a população em geral que tenha o interesse em realizar um curso, seja para aprender a costurar ou saber mais sobre a musicalidade afro-brasileira. Com isso, oferecemos cursos gratuitos que visam fortalecer nossa cultura e ainda virar fonte de renda dos participantes”
Programação das Oficinas
Oficina de Corte e Costura de Roupas de Axé
Ministrada pela costureira Cinara Lopes, ocorre nos dias 5, 12, 19 e 26 de abril, das 13h às 17h30, no IEPTEC (Rua Riachuelo, 138, bairro José Augusto). Para se inscrever acesse: https://forms.gle/FBj2KA7b7p731k1R7
Oficina de Música Percussiva Afro-brasileira
Ministrada pelo Ogan Matheus de Oxóssi, acontece nos dias 8, 10, 12, 14 e 16 de abril, das 19h às 21h, no Casarão (Avenida Brasil, 310, bairro Centro). Para se inscrever acesse: https://forms.gle/997k1QLjpK7M238U6.
O projeto é financiado pelo Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo, e pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM). Conta ainda com o apoio da Federação das Religiões de Matrizes Africanas do Estado do Acre (FEREMAAC), da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde – Núcleo Acre, O Casarão, do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC) e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), além da produção da Pé Rachado Produções e Nathânia Oliveira.
Para conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa acesse o Instagram @alamojuac.