POLÍTICA
Alan Rick repudia decreto de Lula que revoga acesso a armas de fogo e munição: “Um absurdo!”
Por Wanglézio Braga
Autodeclarado da ala de oposição ao governo Lula, o deputado federal e senador diplomado, Alan Rick (União Brasil) repudiou um ato do presidente Lula (PT) que editou decreto que revoga uma série de normas do governo Jair Bolsonaro (PL) que facilitavam e ampliavam o acesso da população a armas de fogo e munição.
De pronto, o decreto assinado pelo presidente petista suspende novos registros de armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares; reduz os limites para compra de armas e munição de uso permitido; suspende novos registros de clubes e escolas de tiro; suspende a concessão de novos registros para CACs; cria grupo de trabalho para propor nova regulamentação para o Estatuto do Desarmamento, de 2003.
“É um absurdo o que esse governo está fazendo. Junto com a Frente Parlamentar da Segurança Pública, o Movimento Pró-armas e em apoio aos CACs, vamos trabalhar para aprovar um Projeto de Decreto Legislativo para evitar esse retrocesso. Além de uma série de absurdos, Lula baixou um decreto restringindo o direito do cidadão de bem de proteger sua família, sua casa, seu negócio e sua pequena propriedade rural”, escreveu Alan Rick no Twitter, nesta segunda-feira (02).
A escrita do senador diplomado aconteceu no mesmo dia em que uma criança de aproximadamente dois anos, natural de Rio Branco, ficou gravemente ferida após achar uma arma que estava escondida no colchão de casa. O menino passou a brincar com o dispositivo e atirou contra a própria cabeça. O fato aconteceu na periferia da capital. O menino foi encaminhado para o hospital onde permanece até o momento.