GERAL
Alerta: Avisos meteorológicos com imagens de satélite apontam para risco de mais chuva no Acre
O governo do Acre, por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), órgão ligado à Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), informa que a previsão é de mais chuva para todo o estado.
O Cigma é a ferramenta oficial do Estado que quantifica os dados com suporte de ferramentas geoespaciais e oferece informações para direcionar e nortear estratégias de governo no caso de eventos naturais.
Segundo as prospecções, há um aviso de perigo potencial com um grande volume de chuvas e a previsão do tempo aponta que a sexta-feira, 24, vai ser com grandes acumulados. A previsão é de mais chuva para o fim de semana.
Em apenas 24 horas, choveu mais de 180 milímetros na capital acreana, e nas cabeceiras dos rios que cortam o estado a quantidade de chuva que caiu também foi grande, de acordo com os dados. Em Brasileia, por exemplo, choveu mais de 80 milímetros e em Porto Walter mais de 70 milímetros.
O comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, informou que o Rio Acre, na capital, subiu mais de 6 metros em apenas 24 horas e que essa grande quantidade de chuva foi um evento atípico em relação às últimas previsões oficiais.
“A cabeceira do rio continua subindo, principalmente na Aldeia dos Patos, em Assis Brasil. A tendência é que o rio na capital continue subindo. Todo o sistema de Defesa Civil Estadual está dando apoio, e a situação é de emergência. A quantidade de chuvas que caiu foi além do que estava previsto. Choveu mais de 180 milímetros nas últimas 24 horas. A situação crítica é na capital”, afirmou. [Com informações da Agência de Notícias do Acre]