GOSPEL
Alex Carvalho, conheça o primeiro negro e crente que o governador Gladson Cameli nomeou secretário
Alexander Santos de Carvalho, pastor na Igreja Batista do Bosque, filho da dona Iza Maria e do seu Flávio de Carvalho, funcionário público do Estado do Rio de Janeiro, é o primeiro negro e crente escolhido pelo governador Gladson Cameli (PP) para seu ‘time’ de secretários. Ele foi nomeado semana passada para comandar a Secretaria de Ação Social e Direitos Humanos. Ligado à vice-governadora Mailza Assis, ao ser apresentado para a pasta, não sofreu nenhuma resistência.
Mas quem é esse homem que passou a conduzir uma das maiores pastas do Estado, mesmo sendo negro e crente, duas condições que geralmente sugerem resistência e preconceito? Formado em Filosofia, Teologia e técnico em telecomunicações, com vasta experiência em administração de empresas, Alex, como é mais conhecido, veio do Rio de Janeiro, em 1999, passar três meses em Rio Branco, para fazer uma força tarefa na área da telefonia, pela então Tele Redes, que prestava serviços a Teleacre, e nunca mais voltou a sua terra, ao menos para morar. Aqui se estabeleceu e se tornou uma liderança dentro da IB Bosque, até alcançar o posto de pastor.
Sempre envolvido em ações sociais no Rio de Janeiro enquanto morou lá, aqui em Rio Branco não foi diferente, logo começou a sua função social, com ações de ajuda aos empregados da empresa e seus familiares. A convite dos seus então colegas de trabalho, pastores Paulo Sampaio e Raimunda Ales, além de Roberto Casas, passou a realizar suas ações sociais por da condução de escolinhas de futebol, uma vez que é ex-jogador, e evangelismo, inclusive, em missões transculturais, sempre voltadas à família.
Uma das ações na área social de muito sucesso conduzidas pelo pastor Alex foi fundar a Rede Semear, com foco em ações voltadas para as famílias, as crianças, adolescentes, idosos. Atualmente é líder da Rede Sou Família, onde juntamente com a sua esposa, Dora Carvalho, realizaram recentemente a conferência “Escolhi te amar”, que reuniu mais 250 casais na catedral Batista do Bosque.
No histórico de vida do secretário negro tem ainda a sua participação como colunista do jornal Acrenews, além de ser apresentador do POD CAST com seu nome e do Programa de Rádio Vida Vitoriosa, todas as manhãs na rádio Boas Novas.
“Já são 18 anos servindo na Igreja Batista do Bosque, construindo pontes com várias igrejas, fazendo amigos e irmãos em Cristo Jesus”, relata.
Alex disse que seu trabalho já era voltado para isso, para a Assistência Social, e agora seu foco como Secretário do setor, é atender o Estado inteiro com ações que garantem a proteção social aos cidadãos, o apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.
O fato de ser negro, para Alex, nunca o fez se sentir rejeitado e sua nomeação representa que o governador e a sua vice têm políticas voltadas para a igualdade racial.