POLÍTICA
André Hassem, do Imac, explica decisão de suspender autorizações de queima no Acre: “Orientação do governador Gladson”
O Governo do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), publicou nesta quarta-feira, 13, a Portaria nº 163/2025, que suspende temporariamente a emissão de autorizações para queima controlada em todo o Estado. A medida segue o Decreto Estadual nº 11.733, de 6 de agosto, que declara situação de emergência em decorrência da seca severa e da iminente possibilidade de desabastecimento do sistema de água.
Segundo a portaria, casos excepcionais deverão ser avaliados pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente e Florestas (CEMAF) e pelo Grupo Operacional de Comando e Controle, criado em 2024 para gerenciar situações de emergência ambiental.
O documento estabelece ainda que o descumprimento da suspensão configurará infração à legislação ambiental federal e estadual, sujeitando os responsáveis à responsabilização civil e penal.
O presidente do Imac, André Hassem, explicou que o governo do estado focado em coibir os ilícitos ambientais. Ele afirmou que as ações estão ocorrendo de forma contínua para fortalecer o enfrentamento.
“Estamos com todos os nossos técnicos em campo, trabalhando para fazer o combate aos crimes ambientais, queimadas e principalmente supressões de vegetação – desmatamento – ilegais. Estamos a postos atuando diuturnamente no combate a esses crimes, com o objetivo de mitigar os impactos das mudanças climáticas em nosso estado. Essa é uma determinação do governador Gladson Camelí, para que todos os órgãos estejam juntos nesse enfrentamento”, diz.