GERAL
Aneel aprova reajuste tarifário da Energisa Acre para 13 de dezembro de 2025
A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou, nesta terça-feira (9/12), o Reajuste Tarifário Anual da Energisa Acre, distribuidora sediada em Rio Branco e responsável por cerca de 309 mil unidades consumidoras. Os novos valores entram em vigor em 13 de dezembro de 2025.
Para consumidores residenciais da categoria B1, o reajuste será de 8,99%. Entre os consumidores cativos, a média de baixa tensão sobe 9,51%, enquanto a alta tensão terá aumento de 20,24%, resultando em um efeito médio de 11,54% no valor final pago pelo consumidor.
Segundo a Aneel, o aumento foi influenciado principalmente pelos custos de encargos setoriais, transporte de energia, despesas de distribuição e componentes financeiros apurados no processo tarifário deste ano.A agência reforça que o reajuste anual difere da Revisão Tarifária Periódica. A RTP, mais complexa, redefine custos eficientes, metas de qualidade, perdas e o Fator X. Já o reajuste anual ocorre nos anos sem revisão, atualizando a Parcela B conforme a inflação (IGP-M ou IPCA) descontado o Fator X, além de repassar custos de compra e transmissão de energia e encargos setoriais previstos em lei.



