ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ao homenagear Rio Branco pelo seu aniversário, Minoru acaba contando uma saga curiosa
Minoru com o irmão Marcos e as fotos que postou em sua página sobre a Rio Branco que encontrou quando aqui chegou
Evandro Cordeiro
O ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, usou sua página no Facebook para fazer uma homenagem a Rio Branco, que completa 140 anos nesta quarta, 27, segundo consenso entre historiadores. Ao escrever sobre, acaba contando uma linda saga, a da própria família, que chegou aqui há 49 anos.
Veja:
Há 49 anos, eu e meu velho pai saímos de Goiás em direção à Rio Branco. Viagem dura e sofrida de ônibus pela BR-364 que não era asfaltada. Chegando aqui, fiz vários amigos e logo percebi que as pessoas são muito receptivas e acolhedoras, me senti em casa. Na capital do Acre, estudei, formei, nasceram os meus filhos e aos poucos fui construindo minha vida.
Atualmente, quando olho para alguns pontos da cidade, lembro-me de como era antigamente. Sabe onde é a prefeitura de Rio Branco? Um dia foi o Hotel Chuí e ao lado, atravessando a rua tinha o Cine Acre. Quando era adolescente ia aos domingos assistir no horário de matinê os filmes de Kung Fu e Caratê. E perto da ponte metálica tínhamos o outro cinema, o Cine Rio Branco. Atravessando a ponte, indo para o segundo distrito, mais uma opção, o Cine Teatro Recreio. Sobre o Palácio Rio Branco, sempre foi referência na cidade e ao lado a Catedral, lugar de devoção e fé.
Rio Branco passou por várias transformações, porém o amor, calor humano e receptividade são características marcantes que permanecem. Tenho muito orgulho, respeito, carinho e acima de tudo muita gratidão pela população dessa cidade que me recebeu ainda quando criança e deu a oportunidade de ter um emprego e criar os meus filhos. Me deu a oportunidade de sonhar por uma Rio Branco melhor e um Acre melhor. Muito obrigado Rio Branco e Parabéns pelos 140 anos!