A enchente de 2024 foi considerada pelas autoridades o maior desastre ambiental do Acre e, para acompanhar como tem sido a preparação para um cenário parecido, o governador Gladson Cameli esteve no Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, onde conheceu o planejamento e foi apresentado aos avanços nas ações de resposta, que consistem no aprimoramento da tecnologia, como a implantação do aplicativo CBMAC Família Segura.
Outro ponto destacado durante a reunião foi a simulação de desastre hidrológico que será realizado nos sete batalhões do estado, que atendem toda a região. Com essas frentes: tecnologia, simulações e desenvolvimento de aplicativos, a corporação pretende se adiantar em algumas operações e também dar mais transparência ao perfil das famílias mais afetadas.
“Isso foi uma demanda solicitada pelo governador. Nesse planejamento, já foi elencado um plano de resposta de desastres hidrológicos que poderá vir a ocorrer ou não, mas de antemão o Corpo de Bombeiros já está preparado para oferecer a mesma resposta com o que foi estabelecido como parâmetro nosso, em 2024. Vão ser realizados simulados, tanto na capital como nas demais cidades onde temos batalhões”, explicou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos.
CBMAC Família Segura
Capitão Roger Santos, comandante do 1º Batalhão e coordenador da Operação de Desastre Hidrológico em Rio Branco, explicou como a tecnologia e o alinhamento das ações ajudam no atendimento durante desastres como esse.
“O Corpo Bombeiros para este ano inova na implementação de ferramentas que facilitarão a gestão do desastre. Desenvolvemos um aplicativo que facilitará o cadastro da família retirada. A gente vai conseguir coletar informações, como a quantidade de pessoas que serão transferidas, os bens delas, capturar a coordenada geográfica daquele atendimento, fazer uma singela estratificação, se é indígena, se é homem ou mulher, qual é a faixa etária em que a pessoa se enquadra, para justamente subsidiar as informações para as prefeituras”, detalhou.
Dessa forma, as informações devem ser atualizadas em tempo real, o que vai facilitar a gestão, principalmente na distribuição de recursos.
“Todos os batalhões ficarão integrados com Rio Branco, que vai ser o posto-comando, e as informações vão chegar de maneira automática, em tempo real para a capital. Além disso, a gente também vai fazer o uso de ferramentas já disponibilizadas para a Segurança Pública, possibilitando uma gestão totalmente virtual”, completou.
Esse aplicativo criado pelos Bombeiros também vai funcionar offline, porque, em um cenário de desastre natural, pode haver intercorrências na internet ou serviço de telefonia.
“O aplicativo precisa ter essas características para justamente atingir a nossa finalidade, que é conseguir coletar informação de uma maneira mais rápida. A forma de consulta dos dados já vai ser ampla, aberta para as pessoas acessarem benefícios sociais ou alguma declaração necessária”, disse o capitão.
As informações também poderão ser acessadas pela imprensa ou qualquer cidadão. Ao ouvir os detalhes do planejamento, o governador Gladson Cameli parabenizou a equipe pelo empenho e falou da importância de informações claras sendo divulgadas.
“Tenho muito orgulho em dizer que a equipe dos Bombeiros é capacitada. Procuro, inclusive, visitar alguns batalhões para falar da minha gratidão. Minha continência e respeito por tudo o que vocês estão fazendo para que possamos salvar vidas, porque o mais importante é colocarmos sempre as pessoas em primeiro lugar”, disse.