ACRE
Após alerta dos moradores, Prefeitura sinaliza ponte que ficou danificada após a chuva no Canaã
Em decorrência das fortes chuvas que atingem Rio Branco, parte da ponte sobre o Igarapé Judia, que liga os bairros Belo Jardim e Canaã, caiu no início da noite desta segunda-feira (5). Assim que tomou ciência, a Prefeitura de Rio Branco encaminhou equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) para avaliarem o que poderá ser feito e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) para realizar a sinalização do trecho da ponte que desbarrancou.
De acordo com o coordenador de Manutenção da Seinfra, José Maria, o desbarrancamento da cabeceira ocorreu devido a fuga de material pela ala de contenção. Essa não é a primeira vez que a ponte, construída em gestões anteriores, passa por paliativos. Após a última intervenção houve a necessidade de limitar o tráfego de veículos para carros de pequeno porte, motos e bicicletas.
“Nesta terça-feira nós vamos refazer a área de contenção. Iremos prolongar para conter o material novo que será colocado e até às 15h essa ponte já estará trafegável novamente”, disse.
Ainda segundo o coordenador, desde que o prefeito Tião Bocalom assumiu a prefeitura ele abraçou a ideia para a construção de uma ponte mista de concreto e aço que será de grande benefício para a população. Atualmente o orçamento para a construção da nova ponte já consta no pacote de obras para serem executadas pela Prefeitura em 2023.
A equipe da RBTrans fixou placas de sinalização nas cabeceiras da ponte para que os usuários pudessem desviar da erosão. O chefe da Divisão de Sinalização de Trânsito, Vanderley Rebouças, explicou que já existe uma sinalização nas entradas da ponte para impedir a passagem de carros pesados e manter a segurança da passarela.
Vanderley disse ainda que até a realização da recuperação do trecho da ponte, prevista para iniciar na manhã desta terça-feira (6), carros não poderão passar devido a instabilidade da cabeceira.
Um dos presidentes de Associação de bairro da região, Israel dos Reis, agradeceu a Prefeitura de Rio Branco pela rápida resposta a situação enfrentada pelos moradores.
Antônio Rodrigues, mora no ramal São José, há mais de 20 anos. Ele informou que a maioria dos moradores são produtores rurais que usam a ponte para escoar seus produtos. Por isso, agradeceu o empenho da prefeitura em solucionar o problema. [Com informações Ascom PMRB]