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POLÍTICA

Em Porto Chancay empresários acreanos decidem abrir empresa de exportação de olho na China

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Fotos: Assessoria da Acisa/Acre

Uma comitiva formada por 30 empresários realizam uma série de visitas ao país vizinho, Peru, para prospecção de negócios com o Acre. Na manhã desta quarta-feira, 10, eles conheceram a construção de um dos maiores portos do local, Chancay, e acreditam que a região do Acre pode entrar na rota comercial entre a China e a América do Sul.

Segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), Marcelo Moura, o Acre está bem posicionado geograficamente, sendo uma oportunidade gigantesca para o seu crescimento.

Moura destaca que o grupo de empresários aproveitam para realizar uma extensa agenda com visitas, reuniões e celebram acordos com entidades e empresários peruanos.

“A agenda tem sido muito positiva e com frutos concretos. Durante reunião na embaixada brasileira em Lima, com apoio da Apex, decidimos abrir uma empresa especializada em importação e exportação, liderada pela Acisa, para iniciar os primeiros testes de importação e exportação com empresas peruanas” revela.

Na manhã desta quarta-feira, 10, Marcello Moura, esteve visitando a área onde está sendo construído o Porto de Chancay e manifestou entusiasmo ao afirmar que se houver empenho e união do governo federal e estadual e membros da bancada acreana o Acre irá crescer e também desenvolver o Brasil.

Marcello Moura afirma ainda que foi solicitado apoio à embaixada e a Apex, no sentido de desburocratizar o processo de entrada e saída de produtos na divisa com o Peru.

No retorno ao Acre, a meta é buscar soluções junto à Receita Federal, Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério da Saúde para se tentar viabilizar novos negócios.

Moura explica que são 1.800 metros de túnel trazendo mercadoria da zona portuária para o centro logístico do porto de chancay. As obras estão em pleno curso e a previsão de entrega das obras é até dezembro de 2024.

“A diferença desse porto pra os demais é profundidade da área de ancoragem. Com capacidade de quatro navios e 18 metros de profundidade é possível receber os grandes transatlânticos, o que nos outros portos, a exemplo dos de Lima, não se tem essa capacidade”, explica.

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