Connect with us

SAÚDE

Após passagem da massa polar, acreanos precisam ter cuidado com o tempo quente e seco nos próximos dias

Publicado

em

Por Wanglézio Braga/ Foto: Wanglézio Braga

Passado mais um evento de friagem, no Acre, já era de se esperar um ambiente climático mais seco e quente, devido às ausências de chuvas que ajudam a balancear a condição dos dias ensolarados, comuns após a passagem da massa de ar polar. Com as constantes variações do tempo, os acreanos precisam redobrar os cuidados com a saúde e ficar de olho na umidade relativa do ar que tende a despencar nessas condições.

O pesquisador Davi Friale, do Tempo Aqui, prevê que a semana será quente e seca. Ele ressalta que novos recordes de calor devem ser alcançados no Acre. “A quarta-feira ainda amanhece com temperatura amena, mas o calor aumenta rapidamente durante o dia, sendo que as maiores temperaturas da semana, entre 33 e 35ºC, deverão ser registradas entre quinta-feira e sábado, podendo estabelecer, também, novos recordes de calor do ano”, prevê Friale.

QUARTA QUENTE

Para essa quarta-feira (26), Friale dá prognóstico de tempo bom e quente, com muito sol. “Vai predominar no Acre, Rondônia, Amazonas (Sul e sudoeste), Mato Grosso (noroeste e norte) e também na Bolívia (planícies) e Peru (região de selva)”, escreveu.

Ainda sobre o dia de hoje, o pesquisador entrevê para alguns municípios as máximas e mínimas com destaques para as oscilações nas cidades do Alto Acre, algumas do Juruá e Região do Envira, com temperatura entre 16 e 18°C.

“Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC e máximas, entre 29 e 31ºC; Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC e máximas, entre 29 e 31ºC; Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC e máximas, entre 32 e 34ºC; Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC e máximas, entre 31 e 33ºC; Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC e máximas, entre 32 e 34ºC; Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC e máximas, entre 31 e 33ºC; Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC e máximas, entre 30 e 32ºC”, prevê.

CUIDE-SE

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice considerado confortável no que diz respeito à baixa umidade é de 60%. Em épocas de pandemia do novo Coronavírus, a população deve ficar ainda mais atenta, principalmente os pais em relação à saúde dos pequenos. Com isso, a OMS orienta que os cuidados com a saúde começam sempre com uma boa hidratação e alimentação saudável. Beber bastante água e soro caseiro ajuda no funcionamento dos órgãos.

Em casa, a população deve deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira. Os especialistas dizem que espalhar bacias ou baldes com água é alternativa para quem não possui os umidificadores.

Na rua, o indivíduo deve buscar a sombra e tomar bastante líquido. Nesses casos, a prática de atividades físicas sem controle pode ocasionar problemas graves de saúde, como forte desidratação.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas