ACRE
Após protestos que fecharam as pontes com o Acre, 12 toneladas de carne são enviadas para Cobija
Por Wanglézio Braga | Foto: Reprodução/Hugo Mopi
Doze toneladas de carne chegaram ao Aeroporto Capitão Anibal Arab, em Cobija, na Bolívia, na noite desta terça-feira (16). A medida foi uma das saídas encontradas pelo Governo de Pando para ajudar no abastecimento local e como respostas às demandas dos protestos que ocasionaram nos fechamentos das pontes entre Brasiléia e Epitaciolândia, na semana passada.
A carne veio de Riberalta, no Departamento do Beni. O desembarque em Cobija ocorreu na noite de ontem (16) num voo, fretado, de um avião Hércules. As distribuições para os açougues e casas de carnes da cidade já começaram na manhã de hoje (17). Carros frigoríficos foram levados à pista do aeroporto para fazer o armazenamento e posterior transporte.
Segundo o governo, as 12 toneladas de carnes que desembarcaram ontem são suficientes para amenizar a questão do desabastecimento, trazendo um preço justo para a população, pelo menos para os próximos cinco dias. O executivo informou ainda que nas próximas horas, um caminhão frigorífico com mais 20 toneladas de carnes chegará em Cobija para reforçar a iniciativa. Por enquanto, as cidades de Riberalta e Guayaramerin são provedoras do produto.
Durante a semana passada, Cobija registrou inúmeros protestos patrocinados por companhias de mototaxistas e entidades sociais que repudiaram a oscilação de preço da carne e dos produtos da cesta básica. Além disso, eles reclamavam da forte fiscalização montada nas pontes para coibir a entrada de produtos brasileiros, comprados mais baratos em Brasileia e Epitaciolândia devido à desvalorização do real.
You must be logged in to post a comment Login