RAIMUNDO FERREIRA
Artigo do professor e arquivista da Unilever Federal do Acre, Raimundo Ferreira de Souza: Momento atual
Muitas pessoas podem fingir que essa situação — ou melhor, essas notícias sobre as relações entre Brasil e Estados Unidos, possíveis sanções, entre outros assuntos — não afetam as relações humanas. Mas, ao contrário, o povo está atento, acompanhando e se posicionando, seja contra ou a favor.
Hoje, no fim da manhã, fui até a lotérica e, enquanto aguardava minha vez na fila comum — optei por ela porque havia muitos idosos na preferencial —, presenciei uma cena bem peculiar.
Na fila preferencial, estava um rapaz. Quando chegou a vez dele ser atendido, o senhor que vinha logo atrás começou a dar um esculacho daqueles que chamam a atenção. Começou reclamando do desrespeito dos jovens para com os idosos, passou para a situação atual do país e, emendando, mencionou a taxação de 50% que deverá ser aplicada a produtos importados no Brasil.
Os detalhes da discussão não vêm ao caso, mas é oportuno salientar que, de alguma forma, as pessoas estão inquietas, com os nervos à flor da pele, prontas para reagir a qualquer movimento que pareça contribuir para o aumento da tensão.