Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

ARTIGO | Mãe Gaia, do professor e advogado Antônio Furtado

Publicado

em

Mãe – não sei se existe palavra mais doce, mais forte…mais tranquilizadora do que está.

Há uma Teoria Grega (ninguém como os gregos pra gostar de Filosofia) que existe dois tipos de mães:  a GAIA e a MEDÉIA.

A primeira é a nossa Mãezinha comum, como as que DEUS nos abençoou em tê-las. A segunda, não!…a MEDÉIA, castiga, sequela e devora os próprios filhos, uma desgraça!

Mas se bem lida esta Teoria – Hipótese GAIA – transformada, modernamente, em Tese Científica – pelo cientista James Lovelock – eco cientista da melhor safra (Inglês de nascimento). Este cidadão – em análise brilhante, colocada em diversos livros (início em 1960, publicação em periódico de Carl Sagan) que interpretam alguns pontos que devem merecer muita atenção de todos nós.

Alí, ele dispõe a hipótese de que a TERRA é um SER VIVO, com condições de gerar, alterar e defender a vida de todos os seus hóspedes. E quando um destes hóspedes se revela eliminador/predador incontrolável de outras espécies irmãs… aí, ela a mãe GAIA, age como mãe MEDÉIA. Dispara formas de eliminar a espécie que ameaça de extinção as outras!… Bem interessante este raciocínio!…

Nós, os humanos nos transformamos, desde sempre, em predadores vorazes e desmedidos. Somos a única espécie que ameaçamos todas as outras, inclusa a sua própria- Homo Sapiens.

No livro SAPIENS – de Yuval N. Harari, Professor da Universidade Hebraica de Jerusalém -, ele fala muito dessa possibilidade. Apenas tendo-se em conta o que vimos fazendo ao longo de nossa evolução. Quando, acerca de 100 mil, registram-se a existência de seis espécies de humanos. Sobramos nós o Homo Sapiens….Por que?!

Pois bem. A respeito de todo esse reboliço que a Covid19 está provocando na humanidade, ninguém questionou a progênie de GAIA, por que a natureza (o Vírus deve ser elemento natural, digo, deve ser…), nessa aptidão evolutiva, o liberou?…qual o propósito de tantos outros vírus que nos sequelam?..

É certo que a Geofisiologia dar à TERRA capacidade de auto recuperação. Entende a Atmosfera, Biosfera, Hidrosfera e Litosfera, como um sistema indissolúvel. Que controla as condições do Ambiente (Físicas/Químicas), em operação integrada num processo de auto regulação. Neste contexto, dando outras ópticas conceituais à VIDA, em nível planetário.

Talvez GAIA/MEDÉIA nós estejamos dando uma “lição pra casa” ou “apresentando a conta”. São mazelas demais: incêndios florestais, secas, Degelos, Glaciação, Epidemias e, agora, Pandemia!…

Parece que conhecendo o principal autor dos desmantelos, ataca mais os ricos…curioso, muito curioso!

Na contramão dos interesses dominantes o planeta Terra (GAIA) agradece: se respira melhor, menos emissão de poluentes, gases tóxicos (destaque para CO e CO2).

Isto a NASA, via seus satélites, tem registrado.

Bom para REFLETIR!… e quem sabe?!…fazer diferente!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas