Connect with us

ACRE

ARTIGO | Rádio Difusora Acreana – do território à democracia, viva o Rádio Acreano!

Publicado

em

*Jairo Carioca

No dia 25 de agosto de 1944, a primeira transmissão oficial da Rádio Difusora Acreana (RDA) ajudava a corrigir um lapso temporal de 42 anos entre o marco inicial do rádio, datado de 1922, até a última emissora a entrar no ar em toda a Amazônia.

A velha difusora já nascia como “voz das selvas” e passou a ser fundamental na vida dos seringueiros. O ano da inauguração marcava o fim da segunda guerra mundial e o auge do ciclo da borracha. Milhares de imigrantes chegavam para explorar o “ouro da Amazônia” trazendo consigo um radinho de pilha.

Daí a importância da RDA que através da implantação de uma nova ordem social e urbana em toda a Amazônia Sul Ocidental, saiu dos seringais e assumiu papel no cotidiano dos habitantes urbanos. Assim a sintonia passou a ser conectada além das copas das árvores nas florestas.

Passadas quase oito décadas, a RDA continua com caráter pioneiro, conta com a inovação de seus profissionais que, mesmo com o advento da internet, mantem a emissora líder de audiência em todo o estado do Acre.

Nesta data, além da lembrança de radialistas como Cícero Moreira, compadre Lico, J. Conde, Estervão Bimbi, Elizeu Andrade, Nilda Dantas, Romeu Delilo e tantos outros que fundaram o jornalismo radiofônico no Acre, vale destacar as novas gerações de profissionais que continuam com esse compromisso de levar a boa informação às regiões mais isoladas.

 A história da RDA se confunde com a história do Acre, do território ao estado brasileiro, da passagem pela ditadura à democracia, da luta pela liberdade de expressão.

Falamos de uma paixão, em todos os momentos, o rádio é o verdadeiro companheiro das pessoas, integrando com agilidade, emoção e tecnologia, potencializados pela visão do governador Gladson Cameli e o atual secretário de comunicação Rutemberg Crispim, que não têm medido esforços para a modernização do sistema público de comunicação e a valorização de seus servidores.

Essa é uma história que todos da Rádio Difusora Acreana sabem contar e fazer com muita ética, profissionalismo e compromisso.

O Rádio é mágico.

Parabéns Rádio Difusora Acreana.

* Jairo Carioca é jornalista e diretor da REde Aldeia de Cominação

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas