POLÍTICA
As máquinas não saem dos ramais em Plácido de Castro e prefeito Camilo é campeão da zona rural nesse verão
O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva (PP), é campeão disparado de melhor prefeito para a zona rural do Acre. Desde o início da estiagem de 2023, ele não tira as máquinas dos ramais. Em uma somatória ele já conduziu a recuperação de cerca de 80% dos 1.274km de vias de acesso à produtores rurais.
Nas últimas horas foram realizados serviços no Ramal da Eletra. Limpeza e bota-fora com a patrol, da Variante até a BR velha. O prefeito Camilo Silva coloca todas as equipes para que os trabalhos não parem, tudo isso para melhorar a vida do homem do campo antes que cheguem as chuvas.
O município de Plácido de Castro, situado na fronteira com a Bolívia, às margens do rio Abuna, é um dos polos de produção agrícola emergentes no Acre. Em menos de dois anos estar deixando de ser apenas produtor de subsistência para colheitas maiores, além do crescimento na criação de gado e outras culturas rurais. A explicação é simples e direta: o acesso garantido pela prefeitura por meio de ramais bem cuidados.
Plácido de Castro tem uma população estimada pelo último censo de 20 mil pessoas, oito mil das quais vivendo na zona rural, divididas em 80 ramais com seus 1.274km. Ao assumir a prefeitura, em 2021, o prefeito Camilo da Silva (PP) entendeu imediatamente que precisaria focar nesse nicho. A situação era bem desagradável, segundo testemunha de moradores, até então. Um ‘ramal’ chamado Maloca, por exemplo, era na verdade um picadão sobre um brejo, impossível até para trânsito de carroças. Weliton Lopes, de 41 anos, que se criou nessa região, hoje se assusta com o novo momento. “As vezes nem acreditamos que os ramais estão desse jeito”, diz.