Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Associação Acreana de Cinema abre inscrições para o XVI Festival Acreano de Vídeos edição Juruá

Publicado

em

XVI Festival Acreano de Vídeos-Edição Juruá será realizado em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves

 

Assessoria

A Associação Acreana de Cinema (Asacine) abre, a partir deste sábado (1º de novembro), as inscrições para cineastas interessados em participar do XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá, que será realizado nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O projeto é financiado por meio do Edital de Ações Culturais Continuadas nº 09/2024, da Fundação Elias Mansour (FEM), com apoio do Governo do Estado do Acre. O evento é promovido pela Asacine e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL), do portal Contilnet Notícias e das prefeituras de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

As inscrições estarão abertas até 20 de novembro de 2025. Para se inscrever, o produtor deve preencher o formulário disponível neste link e enviar o material para o e-mail oficial da Asacine (asacine@gmail.com).

Os vídeos deverão ser encaminhados via Google Drive para o mesmo e-mail. O material será recebido pela equipe de produção, composta pelos profissionais Francisca Souza e Adalberto Queiroz, durante o horário comercial.

Segundo o historiador e cineasta Enilson Amorim, presidente da Asacine:

Cineasta e historiador Enilson Amorim presidente da Associação Acreana de Cinema (Asacine) comanda as atividades do XVI Festival Acreano de Vídeos-Edição Juruá/foto: Assessoria

 

“A entidade, mais uma vez, leva todo o seu aparato para o Vale do Juruá com o propósito de promover um festival inclusivo, participativo e democrático. Por meio desta edição, ofereceremos formação com três oficinas, palestras e exibições de produções cinematográficas de cineastas das cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, fortalecendo e valorizando o audiovisual nesses três municípios.”

 

Durante o festival serão ofertadas as oficinas Animação em 2D, Produção de Roteiros e Produção de Trilhas Sonoras, todas realizadas em Cruzeiro do Sul. Em seguida, a Asacine seguirá em caravana pelos três municípios, promovendo exibições e homenagens.

Cineasta Adalberto Queiroz um dos pioneiros do cinema acreano é um dos organizadores do XVI Festival Acreano de Vídeos- Edição Juruá Juruá/foto: Assessoria

“A Asacine vem, ao longo dos anos, desenvolvendo diversas atividades no Vale do Juruá. Esta será mais uma excelente oportunidade para que os produtores da região participem das oficinas e palestras conduzidas por profissionais com longa trajetória no audiovisual, desde a década de 1970”, destacou o cineasta e historiador Adalberto Queiroz, um dos pioneiros do cinema acreano.

 

Conforme o regulamento publicado nas redes sociais da entidade e em portais locais de notícias, serão selecionados 15 curtas-metragens. Os cineastas que tiverem seus trabalhos aprovados receberão um cachê de R$ 3.000,00 (três mil reais) pela exibição durante o festival.

Confira abaixo o regulamento do XVI Festival Acreano de Vídeos-Edição Juruá:

XVI FESTIVAL ACREANO DE VÍDEOS – EDIÇÃO JURUÁ 2025

Exibições de filmes de cineastas acreanos, oficinas e palestras voltadas ao audiovisual

 

REGULAMENTO

 

A Associação Acreana de Cinema (ASACINE), entidade cultural inscrita no CNPJ 14.338.578/0001-67, estabelece o presente regulamento para reger o XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá, a ser realizado nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

 

CAPÍTULO I

DO FESTIVAL

 

Art. 1º – O XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá é promovido pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE), com recursos provenientes do Edital de Ações Culturais Continuadas nº 09/2024, da Fundação Elias Mansour (FEM).

Art. 2º – O objetivo principal do festival é valorizar as produções audiovisuais de curta-metragem realizadas por cineastas e produtores acreanos residentes nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Busca-se promover e divulgar a produção cinematográfica no Vale do Juruá, além de incentivar o conhecimento e o aprimoramento da linguagem audiovisual por meio de oficinas e cursos oferecidos durante o evento.

Art. 3º – O festival não tem caráter competitivo. Os interessados poderão inscrever suas produções e participar de todas as atividades da programação.

 

CAPÍTULO II

DAS INSCRIÇÕES, PARTICIPAÇÕES E PREMIAÇÕES

 

Art. 4º – As inscrições estarão abertas a partir de 1º de novembro e se encerrarão em 20 de novembro de 2025.

Art. 5º – Poderão participar cineastas associados à Asacine e em dia com suas obrigações estatutárias. O interessado deverá preencher esta ficha de inscrição digital FICHA DE INSCRIÇÃO e enviá-la, juntamente com o link do vídeo, para o e-mail asacine@gmail.com.

Art. 6º – Cada produtor poderá inscrever apenas uma obra inédita, produzida entre 2023 e 2025, financiada por meio da Lei Paulo Gustavo. As produções deverão ter duração mínima de 6 minutos e máxima de 30 minutos.

Art. 7º – As obras deverão ser enviadas até 20 de novembro de 2025, via Google Drive ou presencialmente, para o e-mail da entidade (asacine@gmail.com). Os materiais ficarão sob os cuidados dos produtores Francisca Souza e Adalberto Queiroz.

Art. 8º – Após a seleção, os participantes deverão preencher o Termo de Autorização para exibição de suas obras durante o festival.

Art. 9º – Serão aceitos curtas-metragens nas categorias documentário, animação, ficção, suspense ou drama.

Art. 10º – Cada cineasta selecionado receberá um prêmio de participação de R$ 3.000,00 (três mil reais). A presença do produtor é obrigatória em todas as sessões de exibição, bem como nas oficinas e palestras promovidas durante o evento.

Art. 11º – O controle de frequência dos participantes será realizado pela comissão organizadora, mediante ficha individual de participação ou leitura de QR Code disponibilizado na entrada do evento.

 

CAPÍTULO III

DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO

 

Art. 12º – A comissão de avaliação será composta por quatro cineastas qualificados e associados à Asacine.

Art. 13º – Compete à comissão avaliar todos os vídeos enviados e aprovar 15 curtas-metragens, com base nos seguintes critérios: formato, qualidade da imagem, trilha sonora, edição, direção, roteiro, temática e originalidade.

Art. 14º – Em caso de empate, terão prioridade as obras que abordem aspectos da cultura local, valorizando a história, a identidade e os saberes tradicionais do Acre.

Art. 15º – O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de novembro de 2025, nas redes sociais da Asacine e em sites locais.

 

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 16º – A inscrição implica a aceitação integral deste regulamento. Não será aceita a ausência do participante durante a programação, exceto em casos devidamente comprovados de doença, acidente ou internação.

Art. 17º – Serão desclassificadas obras cujo conteúdo atente contra a integridade de grupos sociais, étnicos, culturais ou religiosos, como LGBTQIAP+, mulheres, indígenas, negros, idosos, crianças e comunidades afrodescendentes. Também serão eliminados materiais produzidos com o uso de inteligência artificial ou que apresentem plágio.

Art. 18º – Cabe à Comissão Organizadora resolver eventuais situações não previstas neste regulamento.

Art. 19º – Todos os participantes do XVI Festival Acreano de Vídeos – Edição Juruá estarão sujeitos às normas aqui estabelecidas.

 

 

Enilson Amorim de Lima

Presidente da ASACINE

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas