ACRE
Audiência na Câmara vai debater a presença de monilíase, doença que colocou o Acre em quarentena
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Em julho, foram notificados casos de monilíase em frutos no Acre. Em agosto, o Ministério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) colocou o estado em quarentena, assim como também Rondônia e Amazonas. Ainda em agosto, a autarquia declarou, nesses estados, “Emergência Fitossanitária”. O assunto repercutiu na Câmara dos Deputados a ponto de pautar na segunda-feira (13) uma audiência para tratar do assunto.
A audiência será aberta e contará com a participação de estudiosos, representantes da agricultura e meio ambiente de diversos estados, além de produtores e cientistas. A oitiva será transmitida pelo site oficial da Casa de Leis, a partir das 12h (horário local). A deputada federal da Bahia, Lidice da Mata foi a autora do pedido de audiência.
A monilíase é uma doença devastadora que afeta, principalmente, plantas do gênero Theobroma, como o cacau (Theobroma cacao L.) e o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), causando perdas na produção e uma elevação nos custos devido à necessidade de medidas adicionais de manejo e aplicação de fungicidas para o controle da praga. Apesar do alarde, não há riscos de danos à saúde humana, pois taca, principalmente, o cacau e o cupuaçu. Em determinadas condições, sua ação pode causar perdas de até 100% da produção.
O Brasil é considerado zona livre da doença e agora luta para dizimar plantas e plantações contaminadas, na busca por conservar o status de país sem ocorrência da praga ou, ao menos, minimizar os impactos da chegada do fungo.
Acesse a audiência por AQUI.
You must be logged in to post a comment Login