Connect with us

ESPORTE

Babal – Quatorze anos depois, goleiro volta ao time onde tudo começou

Publicado

em

Na Marca da Cal | Francisco Dandão / Foto: Francisco Dandão

Se alguém no planeta do futebol acreano perguntar pelo jogador Cledioneide Fernandes de França, dificilmente vai encontrar quem o conheça. Diferentemente disso, se a indagação for sobre o atleta Babal, aí então todos darão notícias do goleiro que nas últimas temporadas tem defendido várias equipes e que sempre consta nas diversas listas de reforços.

Nascido no interior do Amazonas (município de Envira), no dia 5 de julho de 1991, Babal ganhou esse apelido na infância, dado pelo avô materno. “Não existe uma explicação para o apelido. De acordo com os relatos da minha família, essa era uma forma carinhosa que o meu avô encontrou para se relacionar comigo. Só isso”, tratou de explicar o goleirão.

Independentemente de qualquer coisa, porém, o que realmente conta na história do Babal é a relação de amor dele com a bola e a paixão pela posição de goleiro desenvolvida desde a infância, nas peladas de rua, nos times de colégios onde ele estudou e nos campeonatos suburbanos. “Se eu não fosse goleiro, provavelmente não seria jogador de futebol”, disse Babal.

Ele foi descoberto justamente num desses campeonatos amadores, no campo do Calafate. Corria o segundo semestre de 2007, Babal tinha 16 anos e era reserva num time denominado Veneza. Lá pelas tantas, foi marcado um pênalti contra o time dele, que àquela altura vencia por 1 a 0. Ele foi chamado para substituir o titular. Topou, entrou na fogueira e defendeu a penalidade.

O goleiro Evandro, o preparador de goleiros Célio e Babal durante treinos no Sport Belém em 2011. Foto/Acervo Pessoal Babal

Convite para a base do São Francisco

A defesa do pênalti e mais uma sequência de boas intervenções naquela tarde jogando pelo Veneza renderam para o Babal um convite para ingressar na equipe de juniores do São Francisco. “Quem me convidou foi o ex-goleiro Ferreira. Eu cheguei ao São Francisco em 2008 e fui muito bem recebido pelo técnico Aníbal Honorato. Fiquei dois anos”, afirmou Babal.

Em 2009, aos 18 anos, Babal foi promovido para o time principal do São Francisco, ficando na reserva de um goleiro chamado Diego, importado do Rio de Janeiro. Ele não teve muitas oportunidades, mas a sua juventude e o seu bom desempenho nos treinos fizeram com que o Rio Branco se interessasse pelo seu trabalho. E assim, em 2010 ele mudou para o Estrelão.

Com a camisa do Rio Branco, o goleiro Babal realiza aquecimento na temporada 2013. Foto/Manoel Façanha

Mas Babal, provavelmente pela sua juventude e inexperiência, não entrou em campo pelo Rio Branco em 2010, sendo emprestado para disputar o campeonato acreano pelo Andirá. A estreia foi contra o Alto Acre, num jogo que aconteceu em Senador Guiomard. Derrota do Morcego por 3 a 1. Em 2011, ele voltou ao Estrelão para viver nova rodada de empréstimos.

Desde então, Babal vestiu as camisas de quatro equipes (além do Rio Branco – 2011, 2012, 2013 e 2016): os paraenses Santa Rosa e Sport Belém, em 2011; e os acreanos Atlético, 2014, 2015, 2017 a 2020, e Andirá (segunda passagem), em 2021. Nesta temporada, depois de uma ausência de 14 anos, Babal, agora com o status de estrela, voltou ao São Chico, onde começou.

Atlético Acreano – 2015. Em pé, da esquerda para a direita: Josy, Ceildo, Babal, Sandro Goiano, Zidane, Ismael e Arnaldo Moreira (preparador físico). Agachados: Antônio Marcos, Wilson, Araújo Goiano, Sandro, Testinha, Geovane e Sorriso (massagista). Foto/Francisco Dandão
Atlético Acreano – 2017 . Da esquerda para a direita: Alceivo (treinador de goleiros), Álvaro Miguéis (técnico), Diego, Careca, Pé de Ferro, Babal, Tidalzinho (treinador de goleiros) e Diego II (comissão técnica). Agachados: Leandro, Januário, Joel, Ailton, Jefferson, Polaco e Eduardo. Foto/Francisco Dandão
Atlético Acreano – 2018. Em pé, da esquerda para a direita: Manoel Evailton (comissão-técnica), Maurício Carneiro (preparador físico), Alceivo (comissão técnica), Babal, Wilson, Pé de Ferro, Rafael Tanque, Naldo e Diego (comissão técnica). Agachados: Léo, Jeferson, Marquinhos, Ancelmo, Igor, Geovani e Luiz Henrique – Foto/Francisco Dandão.

Jogos inesquecíveis e alguns perrengues

Babal disse que já viveu muitos momentos inesquecíveis dentro do campo. Mas ele ressaltou um desses como os de maior emoção. Foi num jogo pela Série C de 2018, em Natal, pelo Atlético Acreano, contra o ABC. “Nós ganhamos por 1 a 0, o time deles veio pra cima da gente e eu tive que me virar. Fiz muitas defesas daquelas consideradas difíceis”, falou o goleiro.

Andirá – 2021. Em pé, da esquerda para a direita: Jônatas, João Carlos, Daniel Paraíba, John, Anderson, Babal e Nonato (preparador de goleiros). Agachados: Vinícius Saraiva, Vinícius, Wesley, Bruno e Jefferson. Foto/Manoel Façanha

Sobre perrengues, Babal disse que alguns gestores (ele não quis citar nomes) do futebol já lhe decepcionaram profundamente. Por conta disso, ele um dia até considerou parar de jogar. “Eu estava decidido a pendurar as chuteiras no ano passado [2021]. Só não o fiz porque o Afonso Alves [líder do Andirá] me encheu de palavras motivadoras”, garantiu o goleirão.

Babal também não se negou a relacionar os melhores nomes do futebol acreano. Dirigente: Edson Izidório, porque “honrava sua palavra”. Técnico: João Carlos Cavallo, “pelo dinamismo”. Árbitro: Josimar Almeida, porque “apitava em cima do lance”. Seleção: Babal; Ley, Diego, João Marcos e Alfredo; Leandro, Ismael e Testinha; Eduardo Lopes, Juliano César e Neto.

Nesta temporada, depois de uma ausência de 14 anos, Babal, agora com o status de estrela, voltou ao São Chico, onde começou. Foto/Manoel Façanha

Para concluir, Babal falou do seu momento no futebol e da perspectiva de futuro. “Nessa minha trajetória como atleta, eu vivi coisas boas e ruins. Mas considero que as coisas boas superam os problemas. O meu desânimo do ano passado eu já deixei para trás. Vou jogar por mais alguns anos. Depois quero fazer cursos e continuar trabalhando no futebol”, explicou o goleiro.

Fac símile do Jornal Opinião de 27 de janeiro de 2022.
Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas