Connect with us

POLÍCIA

Bacia do Rio Purus: operação da Polícia Federal apreende armas e animais

Publicado

em

Entre os dias 28 de Julho a 08 de Agosto de 2021 o GPI/AC – Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal do Acre em apoio ao ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de Boca do Acre/AM realizou fiscalização federal denominada “Operação Rios”, de acordo com o Planejamento de Ações de Fiscalização em Unidades de Conservação – PLANAF, na Reserva Extrativista Arapixi, Floresta Nacional Mapiá-Inauini e Floresta Nacional do Purus (entornos dos municípios de Boca do Acre/AM, Pauiní/AM e Sena Madureira/AC), através de patrulhamento fluvial com abordagens a embarcações que transitavam nos Rios Purus, Inauini e Teuini. As fiscalizações foram planejadas para o período de maior pressão nas Unidades de Conservação e visaram o combate à biopirataria, pesca ilegal e predatória, caça ilegal, transporte de madeira ilegal, degradação, desmatamento e porte ilegal de arma de fogo.

Ao todo foram mais de 1.100 quilômetros de rios patrulhados, nos quais foram abordadas aproximadamente 25 embarcações suspeitas.

Durante a missão a equipe PF/ICMBIO se pautou em três eixos operacionais: a primeira refere-se a uma atividade educativa, na qual foi apresentado o objetivo da missão, repassado informações e elucidado duvidas de pescadores da região; a segunda por meio de aplicação de notificações/infrações administrativas a pescadores que atuavam em área protegida; e a terceira por meio de prisões em flagrante de crimes ambientais.

A equipe identificou 03 embarcações com ilícitos penais de ordem ambiental, sendo necessário encaminhar 03 detidos a 63ª DIP da cidade de Pauiní/AM e 04 detidos a 61ª DIP de Boca do Acre/AM.

Resultados – foram apreendidos 80 ovos de quelônios;

01 quelônio do tipo Tracajá e 01 ave da espécie Nambu, ambos abatidos;

23 quelônios tipo Tracajá e 01 quelônio tipo tartaruga, os quais foram devolvidos vivos ao seu habitat natural após apresentação a autoridade policial;

28 redes e arrastões diversos utilizadas na pesca predatória;

326 vigas de madeira Cumaru Ferro e 02 motosserras sem registro, utilizadas no desmatamento de madeira no entorno de terras indígenas;

01 pistola calibre 9mm;

09 escopetas e espingardas sem registro, utilizadas para caça;

118 munições e cartuchos de diversos calibres, 72 espoletas intactas e aproximadamente 05 quilos de pólvoras e chumbo utilizados na recarga de cartuchos de escopetas.

Destaque – dentre as apreensões, destaca-se quase 02t (duas toneladas) de pescado fresco ilegal. Dentre estes quase 1,9t (uma tonelada e 900 quilos) de peixe Pirarucu (apelidado de gigante da Amazônia – espécie protegida por lei federal e estadual – na qual a cultura e o transporte devem ser devidamente registrados, comprovados e autorizados).

Imediatamente após apreendidos os pescados foram doados para hospitais e entidades de assistência social, nos quais:

• 260kg para o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Pauíni/AM;

• 260kg para o Centro Esperança – Assistência Sociocultural e Educacional de Crianças Vulneráveis de Pauiní/AM;

• 260kg para o Hospital do Estado – Pauiní/AM;

• 510kg para o Hospital Regional de Boca do Acre/AM;

• 400kg para a Secretaria de Assistência Social de Boca do Acre/AM;

• 200kg para a Escola Municipal Primeira Passo de Boca do Acre/AM.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas