Após o governo do Acre anunciar o cancelamento da 1ª etapa do concurso público para a Educação, que aconteceu no último domingo (1), a Nosso Rumo, banca organizadora do certame, publicou, nesta terça-feira (3), que todas as próximas etapas também estão suspensas.
A decisão disponível no site oficial da Nosso Rumo diz que “ todas as fases do presente Concurso Público da Secretaria De Educação E Cultura Do Estado Do Acre – SEE Edital 01/2024, estão paralisadas temporariamente. Os candidatos deverão acompanhar maiores informações através dos veículos oficiais do Concurso Público”.
A suspensão inclui o envio da vídeo aula que deveria ser feito até o próximo dia 9.
A suspensão ocorre após relatados de problemas que vão desde falta de cadeiras para todos os inscritos até vazamentos de provas e registro de pessoas acessando o telefone nas salas de aplicação, além disso, o deputado Emerson Jarude (NOVO) revelou ontem que a Nosso Rumo, que recebeu R$ 3 milhões para realizar o concurso no Acre, é investigada por problemas graves na realização de concursos em outros três estados.
Conforme relatos de Jarude, em julho deste ano, o Instituto Federal de Rondônia cancelou o concurso após constatar que houve uma falha técnica na impressão dos Cadernos de Provas Objetivas. A banca organizadora era justamente o Instituto Nosso Rumo, que também foi o causador do cancelamento do concurso da Prefeitura de Porto Ferreira, em São Paulo, por erro na impressão das folhas de gabarito. Além disso, problema parecido com o que houve em Rio Branco também aconteceu em Alagoinhas, na Bahia, onde houve denuncias de atrasos no início da prova; salas insuficientes para a quantidade de alunos; não recolhimento de aparelhos celulares; e falta de detector de metal nos banheiros.
Ao site ac24horas, o secretário de Educação Aberson Carvalho informou que a Nosso Rumo deve reaplicar a prova. “O Instituto de Educação e Desenvolvimento Nosso Rumo, terá o direito de reaplicar a primeira etapa por questões contratuais”.