POLÍTICA
Base de Tião Bocalom rejeita convite para ex-secretário de Saúde esclarecer sobre programa “Aedes do Bem”
Da Redação
A base aliada ao prefeito Tião Bocalom (PL) na Câmara Municipal de Rio Branco rejeitou, nesta quarta-feira, 12, o requerimento do vereador Eber Machado (MDB), que pedia a convocação do ex-secretário municipal de Saúde, Eliatian da Silva Nogueira, para prestar esclarecimentos sobre o programa “Aedes do Bem”. A proposta não foi aprovada pela maioria dos vereadores presentes, que seguiram a orientação do líder do governo, vereador Rutênio Sá (União Brasil).
O parlamentar defendeu que não seria necessária a convocação de Nogueira, uma vez que o atual secretário de Saúde, Renan Bits, já estava previsto para se apresentar na Câmara e esclarecer todos os detalhes do programa. O “Aedes do Bem” é um programa que envolve a compra de quase R$ 5 milhões em ovos geneticamente modificados, utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e tem sido alvo de críticas e questionamentos por parte da oposição.
Eber Machado tentou convencer seus colegas, argumentando que seu objetivo era ouvir diretamente de Nogueira a “aula científica” prometida pelo ex-secretário. Nogueira se mostrou tranquilo em relação ao processo de compra dos ovos geneticamente modificados, ressaltando que a aquisição foi iniciada ainda na gestão da ex-secretária Sheila Andrade. “Se for convidado, estarei pronto para dar uma aula científica sobre essa nova tecnologia. É papel da oposição criticar, mas não discuto sobre achismos”.