ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bujari: Gestora de Escola Pública é suspensa após acusações de assédio e coação
Da redação do AcreNews
A Secretária Municipal de Educação, Maria Odete do Vale Leal, publicou nesta quinta-feira (26) a Portaria nº 03/2024, que determina a suspensão de 30 dias da professora e gestora Leudimara Martins de Souza, da Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto. A penalidade é resultado de uma sindicância instaurada em outubro deste ano, que investigou denúncias de assédio moral, coação e escárnio contra servidores subalternos.
A investigação foi aberta pela Portaria nº 01, de 21 de outubro, após um ofício encaminhado pelo Ministério Público do Acre (MPAC), solicitando a apuração de práticas que comprometiam o ambiente de trabalho na unidade escolar. Com a prorrogação determinada pela Portaria nº 02, em novembro, os fatos foram examinados minuciosamente, culminando na aplicação da penalidade prevista no artigo 116 da Lei nº 8.112/1990.
A suspensão tem como objetivo garantir que o ambiente escolar volte a ser pautado pelo respeito e pela ética. A Secretaria de Educação destacou a importância de agir com celeridade para proteger os direitos e a dignidade dos trabalhadores, em conformidade com a legislação trabalhista.
Até o momento, Leudimara Martins de Souza não se manifestou publicamente sobre as acusações. A equipe do AcreNews tentou contato com a gestão da escola, mas não obteve êxito.