GERAL
Café na temperatura ideal: especialistas revelam por que o sabor melhora longe da fervura
Tomar café muito quente pode ser um hábito comum, mas não é o melhor caminho para quem busca aproveitar ao máximo os sabores e aromas da bebida. Segundo especialistas ouvidos pela CNN Brasil, a temperatura média — entre 60 °C e 70 °C — é a faixa ideal para revelar as nuances do café e proporcionar uma experiência sensorial mais rica.
Quando servido acima dessa faixa, o calor excessivo pode anestesiar as papilas gustativas, dificultando a percepção de notas mais delicadas, como as frutadas, florais ou achocolatadas. Por outro lado, se estiver muito frio, o café perde complexidade e intensidade.
Baristas e pesquisadores explicam que o café precisa “respirar” após o preparo. Deixar a bebida descansar por alguns minutos antes de beber é uma prática recomendada para que ela atinja a temperatura ideal e libere seus compostos aromáticos de forma equilibrada.
Além da temperatura, fatores como o tipo de torra, a moagem e o método de preparo influenciam diretamente no resultado final. Cafés especiais, por exemplo, se beneficiam ainda mais da degustação em temperatura média, já que possuem perfis sensoriais mais complexos e sutis.