CULTURA & ENTRETENIMENTO
Calçadão da Gameleira vai sediar Arraial Cultural a partir de 27 de junho
Por Jéssica Monteiro
A tradicional festa junina de Rio Branco, promovida anualmente pelo governo do Estado através da Fundação Elias Mansour (FEM), mudou de lugar e neste ano será realizada no Calçadão da Gameleira entre 27 de junho e 2 de julho próximo. Serão seis dias de “Arraial Cultural” com apresentação de 21 bandas locais e 14 quadrilhas de Rio Branco e do interior do Estado.
O lançamento da programação do Arraial Cultural foi feito na manhã deste sábado na sede da Fundação Elias Mansour (FEM) pelo presidente Minoru Kinpara e pelo secretário de Governo, Alysson Bestene, representando o governador Gladson Cameli. “Parabéns Minoro Kinpara pelo trabalho de apoio e incentivo, nas ações de cultura do nosso amado estado do Acre. Convido a todos a participarem deste importante evento cultural que ocorre do dia 27 de junho ao dia 2 de julho na Gameleira. Teremos apresentações de quadrilhas juninas de todo o estado, além da excelente comida típica de nossa terra ofertada nas barracas da Feira da Economia Solidária, com o apoio da Secretaria de Turismo”, comentou Alysson.
Kinpara informou que no decorrer dos seis dias de Arraial Cultural haverá uma competição entre as quadrilhas inscritas e a vencedora representará o Estado na competição nacional de quadrilhas que será realizada no Estado do Pará. “Esta é uma festa muito esperada pela população e, neste ano, está sendo organizada com muito carinho em uma parceria de várias secretarias, incluindo a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, a organizadora da Feira da Economia Solidária”, destacou o presidente da FEM.
A estrutura montada para o Arraial Cultural vai abrigar uma variedade de opções de entretenimento, com destaque para a Arena dos Folguedos, a Barraca das Tradições, a Casa da Farinha, o Quintal dos Quitutes e o Palco Saudade do Seringal, onde os artistas locais terão a oportunidade de se apresentar durante todos os dias da festa.
Conforme a organização, 21 bandas locais devem se apresentar. Os concursos de quadrilhas, considerados o ponto alto do Arraial Cultural, prometem encantar o público. Nesta edição, 14 quadrilhas, tanto da capital quanto do interior do estado, devem participar do evento.
Segundo a programação, no primeiro dia, vão ser escolhidas as categorias Casal Caipira, Casal Caipira Mirim e Rainha da Diversidade Caipira. A partir do segundo dia, começa a competição do concurso estadual de quadrilhas. O grupo vencedor vai representar o Acre em um festival nacional no Pará ainda neste ano.
O presidente da FEM, Minoru Kinpara, expressou sua empolgação com o Arraial Cultural. “Esse arraial na Gameleira é um arraial já esperado por toda a população. São seis dias de festa e teremos a competição das quadrilhas, onde a vencedora nos representará na competição nacional. Bandas locais vão se apresentar e também teremos espaço de lazer para as crianças. É um arraial preparado com muito carinho, com muito amor para nossa querida população.”
Ainda segundo o presidente, o Arraial Cultural do Acre conta com a parceria de várias secretarias, incluindo a Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, que abriu inscrições para as empresas e empreendedores interessados em participar. Além disso, haverá espaços dedicados à economia solidária, com produtos típicos da região, proporcionando uma experiência autêntica da festa junina.