PRINCIPAL
Cantor luta contra cirrose e precisa de ajuda: Ele foi um dos maiores animadores das noites acreanas
Por Evandro Cordeiro
O ex-funcionário do Ibama, Raimundo Nonato Ferreira Pereira, de 65 anos, está em uma cama pedindo ajuda para combater uma cirrose hepática contra a qual luta há mais de ano. A família está utilizando os meios possíveis para angariar ajuda, como bingos e rifas até conseguir mandar ele para outros centros do país em busca da sobrevida. Antes de cair no leito, Raimundo, conhecido por outros nomes artísticos, como Isaías, Curica e Ray Landder, tornou-se um cantor e compositor de sucesso.
Nascido em Feijó, município 340km distante de Rio Branco, descobriu a paixão pela música muito cedo. Ainda criança cantava e tocava triângulo, acompanhando o irmão mais velho, Chico Isaías, sanfoneiro renomado à época. Isso era final da década de 60. Os dois animavam festas e até comícios. Se apresentaram, principalmente, em eventos organizados pelos então deputados federais Geraldo Fleming, Oscar Passos e Rui Lino.
Em 1974, já morando em Rio Branco, participou do primeiro show transmitido ao vivo por uma emissora de televisão, a pioneira TV Acre, da Rede Amazônica. Venceu em primeiro lugar. O evento ficou conhecido como SHOW-4.
Após a primeira e exitosa apresentação na televisão, Ray Landder cantou nos mais diversos bailes, nos melhores clubes da época, passando uma boa temporada sendo o cronner da banda The Birds, onde fez muito sucesso em todo interior do Acre e países vizinhos como Bolívia e principalmente no Peru.
Isaias ainda animou as grandes serestas dos mais importantes barzinhos da época, sempre com uma voz potente e um repertório romântico. Ray Landder gravou um disco com composições próprias.
Hoje encontra-se acometido por uma cirrose hepática e precisa dar continuidade ao tratamento fora do estado. A família e amigos estão organizando um bingo com vários prêmios, dentre eles o de duas novilhas, que acontecerá dia 5 de fevereiro no Club Assermurb, local onde ele animou vários bailes por muitos anos. Um bom contato com eles pode ser pelo telefone (68) 99973-9721, do irmão Tony Ferreira.