ACRE
Caos na fronteira do Acre com o Peru: caminhões fazem fila por falta de fiscais nas alfândegas brasileiras
Caso veio a público a partir de denúncia da deputada Perpétua Almeida; imagens são chocantes
Por Tião Maia, para o AcreNews
A deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) denunciou, nesta quarta-feira (3), por meio de sua assessoria de imprensa, um autêntico flagelo na região do Alto Acre, interior do Estado, na fronteira com a Bolívia e o Peru. Burocracia, falta de infraestrutura e servidores nas alfândegas brasileiras são as causas do caos, com filas de caminhões carregados na tranca que separa as cidades de Epitaciolândia e Brasileia de Cobija, na Bolívia. Em greve por aumentos salariais, os fiscais brasileiros lotados nas alfândegas da fronteira executam o que chamam de operação padrão- ou tartaruga, a fim de retardar a fiscalização das cargas dos caminhões e assim causar o cais constatado pela deputada.
Os caminhoneiros denunciaram à parlamentar que as cargas estão demorando até seis dias para serem fiscalizadas e liberadas pelos órgãos fiscalizadores. Apenas uma vistoria é feita por dia em poucos dias da semana, o que está acarretando filas quilométricas de caminhos carregados, alguns com produtos perecíveis.
“Os caminhões estão esperando até seis dias esperando em local em que não há a mínima infraestrutura. Os caminhões estão quebrando ou ficando atolados. Qualquer país do mundo quer exportar, mas o governo do Brasil não está ajudando”, disse a deputada. Para ela, além da reforma no pátio da Receita Federal, é necessário que o posto fiscal entre Assis Brasil no Brasil, e Iñapari, no Peru, comece a funcionar definitivo. “É inadmissível que caminhões que precisam atravessar a fronteira para o Peru, terem que ir até essa fronteira, na Bolívia, para fazer o desembaraço das mercadorias pelo simples de não haver funcionários brasileiros na fronteira com o Brasil e o Peru”, denunciou a deputada. “Não há o menor sentido uma fila de caminhões por falta de servidores brasileiros”, acrescentou.
A denúncia da deputada ocorre menos de um mês de um encontro entre o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o do Peru, Pedro Castilho, em Porto Velho (RO), cujo objetivo foi estreitar o relacionamento comercial entre os dois países. As imagens divulgadas pela assessoria da deputada, além de desmistificar a ideia, chegam a ser chocantes.
You must be logged in to post a comment Login