SAÚDE
Carência de médicos especialistas no Alto Acre pauta reunião entre MPAC e Sesacre
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com o apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, participou de uma reunião na última quinta-feira (23) na Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para discutir a atual situação do Hospital Regional do Alto Acre.
O promotor de justiça Juleandro Martins e os servidores do Centro de Apoio foram recebidos por representantes da Regulação e Rede de Atenção à Saúde, Diretoria Regional de Assistência Social e Departamento de Atenção Primária em Saúde.
Durante o encontro, o promotor de Justiça demonstrou preocupação com a carência de médicos especialistas no hospital, além da necessidade de implantação de um sistema de controle eficiente de frequência dos servidores.
Na oportunidade, também foi discutida a adequação do fluxo do Centro de Referência de Medicamentos Especializados (Creme) para os municípios de Brasileia e Assis Brasil, bem como uma parceria para a realização de um mutirão de atendimentos direcionados às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Alto Acre, no mês de abril.
Segundo o promotor de Justiça, é imperioso que o estado adote as medidas recomendadas o mais rápido possível para melhorar o atendimento aos usuários. O promotor ressaltou ainda que sempre prioriza a atuação extrajudicial. Entretanto, se as tratativas extrajudiciais não forem suficientes para solucionar a questão, o MPAC deve adotar medidas judiciais cabíveis.
[Assessoria]