Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casamento coletivo em Feijó oficializa união de 40 casais pelo Projeto Cidadão

Publicado

em

A quadra poliesportiva da Escola Professor Severino Cordeiro, na cidade de Feijó, geralmente utilizada para as disputas e atividades esportivas, se transformou em um cenário especial, nesta quinta-feira, 15, para a realização da cerimônia de Casamento Coletivo do Projeto Cidadão, onde 40 casais oficializaram a união e a construção de um novo capítulo de vida.

Percorrendo todas as regiões do Estado do Acre, o Projeto Cidadão, uma das atividades sociais mais antigas do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com trinta anos de existência, tem garantido a inclusão e a justiça social ao povo acreano por meio de diversos atendimentos as comunidades mais vulneráveis, e a celebração do Casamento Coletivo é exemplo desses compromissos.

O casal Larissa Mendes, 18 anos, e João do Nascimento, 25 anos, foi o primeiro a chegar ao local. Os dois já moram sob o mesmo teto há quase dois anos e tomaram a decisão de oficializar a união logo quando souberam da abertura das habilitações no cartório.

“Não estávamos esperando, foi uma surpresa quando anunciaram que teria o Casamento Coletivo. Aproveitamos a oportunidade, pois pela condição financeira atual, não conseguiríamos arcar com as taxas”, disse João.

Um painel para fotos foi decorado com flores, bolo e lençóis acetinados, e as presenças de amigos e familiares deram um toque especial na quadra poliesportiva que não testemunhou apenas a troca de votos e a celebração do amor entre o casal Larissa e João, que se posicionou à frente da juíza celebrante, em lugar de destaque, para representar os demais casais de juventude, mas também do casal Derlândia Araújo, 31 anos, e Francisco de Souza, 57 anos, que se posicionou ao lado de Larissa e João como forma de representar os casais com mais experiência.

Há quatorze anos juntos, Francisco compartilhou que sabedoria e lealdade são os ingredientes que ajudam na duração do relacionamento.

 

União e celebração

A cerimonia contou com a banda do 61 BIS que emocionou os casais com músicas que lembram família e amor e ainda tocou a marcha nupcial. As boas-vindas foram feitas pelo pastor Jessé que mencionou 1Coríntios 13:4 “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os próprios interesses, não se ira, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”.

Após as boas-vindas, a coordenadora do Projeto Cidadão, desembargadora Eva Evangelista, que representou a Presidência do TJAC, agradeceu a todos os envolvidos na realização da atividade enfatizando ser um momento de grande significado tanto para a equipe do Projeto Cidadão quanto para os casais.

Na oportunidade, a desembargadora explicou sobre o Projeto Cidadão, desde quando foi institucionalizado, além de orientar os casais sobre respeito, amor e a importância da família.

“Que a alegria e o amor que permeiam esta cerimônia inspirem todos nós e façam deste dia um marco eterno em nossos corações. A missão do Projeto Cidadão representa a atuação do Judiciário acreano em não apenas garantir a justiça, mas o olhar atento e sensível ao social, promovendo inclusão e cidadania. Obrigada a todos que contribuíram para essa festa maravilhosa”, agradeceu.

Ao conduzir a cerimônia de casamento, a juíza de Direito Carolina Lagos, salientou que a cerimônia é uma ocasião de grande importância que vai além do ato formal de se casar e representa a formalização de um compromisso, o reconhecimento de uma relação, e a celebração de uma nova etapa na vida dos noivos.

O Casamento Coletivo é uma iniciativa do Projeto Cidadão que promove a inclusão e proporciona oportunidades para casais que não têm condições de arcar com os custos de um casamento tradicional.

Estiveram presentes na cerimônia o juiz de Direito Robson Shelton, da Vara Criminal da Comarca de Feijó; os promotores de Justiça Bianca Bernades e Lucas Nonato; o delegatório Silvano Dicarli; representando a Aldeia Morada Nova, a Andressa Shamenawa e representando a SESAI, a Jarnéria Alencar.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas