ESPORTE
CBF divulga calendário e o futebol acreano terá vagas ampliadas em competições nacionais
MANOEL FAÇANHA
Com o anúncio da redução de datas dos campeonatos estaduais (16 para apenas 11 datas – 08/01 a 08/03), ampliação do número de participantes na Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série D e ainda o retorno da Copa Norte, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou na manhã dessa quarta-feira (1º) o novo calendário do futebol brasileiro para o ciclo 2026-2029.
Acreanão pode começar em janeiro
Com as mudanças no calendário da CBF, a tendência será pela antecipação do Campeonato Acreano 2026 para iniciar a partida da segunda quinzena do mês de janeiro. A Federação de Futebol do Acre (FFAC) ainda não se pronunciou a respeito da data do arbitral técnico, mas a tudo indica que ele seja realizado ainda neste mês de outubro.
Copa Norte retorna na próxima temporada
Copa Norte volta a integrar o futebol brasileiro em 2026, agora como parte da Copa Verde. A CBF confirmou que o torneio será disputado de 25 de março a 7 de junho, reunindo 24 clubes divididos em fases regionais. A novidade promete movimentar equipes que passam meses sem calendário cheio.
O formato prevê dois grupos na Copa Norte (A e B) e outros dois na Copa Centro-Oeste (C e D), que também retorna com a inclusão de times do Espírito Santo. Cada semifinal dentro dos grupos valerá como final, garantindo aos vencedores tanto o título regional quanto vaga na 3ª fase da Copa do Brasil do ano seguinte (DOL).
Copa do Brasil: Acre terá três representantes
Com novo formato e ampliação do número de participantes (de 92 para 126 clubes), o futebol acreano ganhará um terceiro participante na disputa da Copa do Brasil. O Independência, bicampeão acreano, e o Imperador Galvez, segundo colocado no estadual de 2025, estão garantidos no torneio. A terceira vaga acreana não será indicada pelo Ranking de Clubes da CBF, mas por uma resolução interna da Federação de Futebol do Acre (FFAC). Com isso, o Humaitá que aparece como o melhor clube acreano ranqueado na lista de classificação (1.064 pontos), não participará do torneio, segundo declarou o presidente Adem Araújo (FFAC) durante entrevista concedida no início da tarde desta quarta-feira (1º) no programa esportivo da Rádio Difusora Acreana. O Vasco da Gama, terceiro colocado no Campeonato Acreano 2025, ficará com a terceira vaga.
Com Série D ampliada, Acre poderá ganhar um 3º participante
Com a confirmação de 96 clubes já em 2026, a quarta divisão do futebol brasileiro deve ocorrer no período entre 5 de abril e 13 de setembro. O torneio terá um total de 610 partidas – antes eram 510. Cada equipe terá a garantia de pelo menos 10 jogos. Para a temporada de 2027, o acesso será ampliado para seis equipes.
Pelo novo formato de 06 clubes divididos em 16 grupos, avançando a fase seguinte os quatro mais bem colocados, o futebol acreano poderá contar com um terceiro participante. Caso seja confirmada a vaga, ela será concedida conforme o Ranking Nacional de Clube da CBF. Lembrando que o Humaitá é o clube acreano de melhor pontuação no ranking da entidade nacional.
Conforme o regulamento, o campeão garantirá vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte, num aceno de valorização da competição.
Observação: Texto atualizado dia 1º de outubro de 2025, às 12h53 minutos
NA MARCA DA CAL