ACRE
CENIPA vai investigar caso de avião que abriu a porta em voo do Jordão para Rio Branco
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Internet
Nos últimos dias, setores da aviação brasileira entraram em “parafusos” após publicação de um vídeo nas redes sociais onde mostram passageiros revezando para segurar a porta de um avião que fazia um voo pela empresa Rio Branco Táxi Aéreo no trecho entre o município do Jordão com destino à Rio Branco.
A repercussão do caso ganhou destaque na imprensa nacional principalmente entre os amantes da aviação e os órgãos ligados à aviação civil brasileira. Entre as manifestações, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) que prometeu investigar o incidente que aconteceu na última quinta-feira (14).
Doze pessoas estavam a bordo da aeronave de pequeno porte (Embraer 110- Bandeirante). De acordo com relatos dos ocupantes, a porta do aparelho abriu já na parte final do voo, um cabo teria se desprendido no momento em que o piloto estava realizando o procedimento de reduzir altitude para se aproximar do destino final, a pista de pouso do Aeroporto Internacional de Rio Branco. Ninguém ficou ferido.
A comissão de Investigação do CENIPA vai coletar os dados. Em publicação no site da instituição, o órgão considera que as “investigações realizadas pela Comissão têm como única finalidade a prevenção de acidentes aeronáuticos por meio da identificação dos fatores contribuintes presentes, direta ou indiretamente, na ocorrência e a emissão de Recomendações de Segurança de Voo (RSV) que possibilitem a ação direta ou tomada de decisões que venham a eliminar aqueles fatores ou a minimizar as suas consequências. As recomendações são o grande objetivo de uma investigação de acidente aeronáutico”.
You must be logged in to post a comment Login