ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Censo na Bolívia força por completo o fechamento das fronteiras com o Acre neste sábado
Por Wanglézio Braga
A Bolívia se prepara para colher os dados do Censo Nacional e Habitacional de 2024. Com isso, segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o país fechará todas as suas fronteiras. A linha internacional com o Acre, vai ficar fechada de 00h às 23h59 deste sábado (23), conforme comunicado.
Não é a primeira vez que ocorre o fechamento das fronteiras para a realização do Censo. No comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o governo informa que é um Decreto Supremo de “declarar prioridade nacional a coleta de dados censitários por parte do Instituto Nacional de Estatística (INE)”.
Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Peru foram avisados sobre o cumprimento da lei e solicitado cooperação. Na região do Acre, a fronteira segue parcialmente fechada devido a protestos de servidores do município de Cobija, capital do Departamento de Pando, que pedem aumento salarial. Com o decreto do presidente Luis Arce, a fronteira será fechada por completo somente neste sábado.
Quem precisa viajar para dentro da Bolívia, via Aeroporto Capitão Aníbal Arab, vai precisar ficar atento aos horários dos voos bem como ingresso no país, principalmente na imigração. O mesmo ocorre para quem busca fazer turismo ou compras na cidade e precisa atravessar de Brasileia/Epitaciolândia para Cobija. Na região de Plácido de Castro, o governo não informou se vai continuar aberto para visitação tendo em vista que se trata de uma pequena vila.
A Autoridade de Regulação e Supervisão de Telecomunicações e Transportes (ATT), informou que os serviços de transporte terrestre interdepartamental serão suspensos a partir de sexta-feira (22). O ATT indicou que a medida se deve “ao que está estabelecido nos decretos departamentais, que estabelecem a proibição do trânsito de veículos públicos e privados no dia do Censo, 23 de março de 2024”.