POLÍTICA
Chefe da Casa Civil rebate críticas de Jorge Viana sobre fechamento de hemodiálise na Fundhacre
O chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, respondeu, via redes sociais, a críticas feitas pelo ex-senador e ex-governador do Acre, Jorge Viana, sobre a suspensão dos serviços de hemodiálise na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre). Viana, que também é o atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), havia lamentado o fechamento do serviço e criticado os gestores estaduais em um vídeo publicado no Instagram.
Donadoni esclareceu que as acusações de Viana eram infundadas. Ele afirmou que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundhacre tomaram medidas para garantir que nenhum paciente fosse prejudicado com a redistribuição dos serviços de hemodiálise. Segundo o chefe da Casa Civil, os pacientes estão agora sob os cuidados de duas clínicas privadas habilitadas pelo Ministério da Saúde, que oferecem a estrutura necessária para realizar os procedimentos de maneira adequada.
“Com todo o respeito ao senhor Jorge Viana, que é rápido para disparar afirmações infundadas e inverídicas, mas o serviço de Hemodiálise (Nefrologia) não está sendo fechado pelo Governo em nosso Estado. Muito pelo contrário, o serviço foi ampliado na gestão de Gladson Cameli e, hoje, é assegurado também em municípios do interior, como Cruzeiro do Sul e Brasileia”, destacou Donadoni.
Ele também ressaltou que o fechamento do serviço em Rio Branco mencionado por Viana estava baseado em informações equivocadas. “O serviço continua a ser assegurado pelo Estado a todos os usuários do SUS através de duas clínicas especializadas na capital”, explicou, afirmando que a mudança envolveu apenas uma redistribuição da demanda para otimizar o uso dos recursos públicos, sem qualquer prejuízo aos pacientes.