O pesquisador meteorológico Davi Friale, do Portal O Tempo Aqui, divulgou previsão para os próximos dias no Acre. Segundo ele, as chuvas vão continuar muito abaixo da média no estado. “Mantemos nossa previsão de chuvas abaixo da média, no Acre, neste verão. Portanto, como temos informado há meses, está praticamente descartada a possibilidade de uma enchente de proporções alarmantes em Rio Branco e na maior parte do Acre, causada pelo transbordamento dos maiores rios do estado”, disse.
Segundo Friale, as chuvas neste mês de janeiro no Acre devem ficar muito abaixo da média. “Até o dia 21, choveu, em Rio Branco, por exemplo, apenas 65mm, ou seja, menos de 23% da média para o mês, que é 286mm. Durante esta semana e até o fim do mês, em alguns dias, poderão ocorrer chuvas fortes, mas passageiras e pontuais, não afetando muito o nível dos rios maiores”, explicou.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, por volta das 15h desta terça-feira (21), marcava apenas 4,8m, e continuava baixando. “No entanto, deverá voltar a subir neste fim de semana, mas sem motivos para preocupações. As chuvas, um pouco mais intensas, deverão ocorrer no leste e no sul do Acre, enquanto o vale do Juruá ainda recebe ventos de noroeste, um pouco mais secos, inibindo a ocorrência de chuvas intensas e prolongadas”, ressaltou.
Em alguns dias desta semana, a temperatura máxima, durante o dia, poderá ficar abaixo de 28ºC devido ao tempo ficar instável, com muitas nuvens e chuvas fracas, mas em geral, as máximas vão oscilar entre 29 e 32ºC, no leste e no sul do Acre, e entre 31 e 34ºC, no centro do estado e no vale do Juruá. As mínimas permanecem oscilando entre 22 e 25ºC, em todos os municípios.