GERAL
CNPG debate com Secretaria Nacional de Segurança Pública estratégias de combate ao crime organizado
O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) realizou, nesta quarta-feira (20), a 2ª Reunião Ordinária de 2024.
O encontro foi conduzido pelo presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Pará, César Mattar Jr., e ocorreu na sede do MPDFT, em Brasília.
O procurador-geral de Justiça do Acre, Danilo Lovisaro do Nascimento, participou do encontro, que teve a presença de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e de integrantes da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
O combate ao crime organizado, o estreitamento institucional no combate à criminalidade e a segurança pública foram os temas discutidos com secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo.
Mário Sarrubo destacou que um dos objetivos é fazer forças integradas regionais para combater o crime organizado. “Com a participação do MPF e MP dos Estados, Políciais Civis e Militares, Secretarias da receita federal e estadual, disse.
O Colegiado aprovou ainda, à unanimidade, a Nota técnica da COPEIJ apresentada pelo promotora de Justiça do MPAM, Helen Queiroz, que trata da concessão de armas para agentes de segurança socioeducativos. A COPEIJ avalia que o fato não se coaduna com o sistema sócioeducativo da proteção integral.
O CNPG também aprovou o Edital de eleição para a Presidência do Colegiado, que ocorrerá no dia 17 de abril.
Fonte: CNPG