Connect with us

GOSPEL

Colônia Cinco Mil se prepara pra festejar os 100 anos de dona Dalila, a mais antiga seguidora de Padrinho Sebastião

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro

 

 

A Colônia Cinco Mil, na estrada de Porto Acre, uma das principais catedrais da doutrina do Santo Daime na Amazônia brasileira, se prepara pra festejar os 100 anos de dona Dalila Mendonça de Souza, completados nesta quarta-feira, dia 5 de novembro. Além da idade ser um feito, ela tem outros predicados suficientes para que a irmandade realize uma festa capaz de ficar na história: se converteu à religião em 1974 pelas mãos do próprio Padrinho Sebastião Mota e mora na sede desde 1993.

A agora centenária Dalila Mendonça de Souza é uma senamadureirense filha de Horácio Ferreira de Mendonça e Raimunda Ferreira de Mendonça, neta do seringalista Luiz Mendonça, proprietário dos seringais Barra Nova e Perseverança, em Sena Madureira. Casou-se em 1947 com Adescat Batista de Oliveira, de quem ficou viúva um ano após. Ainda assim, deste casamento nasceu a primeira dos três filhos, Nilza Batista. Sete anos depois, dona Dalila deu um fim a sua viuvez: casou com Leonildo Viana, com quem teve seu segundo filho, Edilson Viana. Em 1959 essa segunda relação terminou. Separada e com dois filhos, veio apostar a vida em Rio Branco. Na capital do Acre passou a trabalhar como cozinheira na casa do seringalista Jorge Lavocat, compadre do então governador José Guiomar dos Santos, que viria a ser seu cupido, apresentando-a a um grande amigo seu, José Pinto de Araújo, então soldado constitucionalista, que chegou no Acre em 1942. Barbeiro, fundou o primeiro salão em Rio Branco, exatamente onde hoje é a loja Badate Presentes, antiga Praça da Bandeira.

Do casamento com o soldado e barbeiro José Pinto nasceu o seu terceiro filho, Valmir Araújo, um conhecido contador, signatário de centenas de artigos publicados em jornais locais com opiniões bem definidas politicamente, cheias de picardias.

 

 

Dona Dalila acaba viúva outra vez, em 1981, optando por não casar mais, pelo menos até os cem anos que completa nesta quarta-feira.

Essa senhora forte, de traços ainda joviais, é uma discípula antiga da doutrina do Santo Daime, onde chegou em 1974 pelas mãos do Padrinho Sebastião, um ícone só não mais festejado que o fundador da religião, Mestre Irineu Serra. Em 1993 Dalila decidiu residir na Colônia Cinco Mil, onde acontecerá a festa de seu aniversário na próxima sexta-feira, dia 7, com um hinário de Antônio Gomes. Sóbria, disse ao AcreNews estar ansiosa pela festa e agradecida pela longevidade.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas