KATIANNY ARAÚJO
Coluna da Katianny: Vivemos em meio a uma cultura que aprecia quem tem boa imagem, onde a beleza acaba adquirindo o papel de aceitação ou de rejeição
Katianny Araújo
A busca pela estética e pela beleza é algo que sempre existiu desde os tempos remotos. O esteticamente perfeito, o agradável aos olhos sempre foi buscado e apreciado pelas pessoas, porém, com o passar dos anos, os padrões de beleza vão sendo reinventados e um novo padrão ideal vai surgindo.
Assim, a beleza e a estética vão mudando para acompanhar esse novo padrão ideal e, conseqüentemente, os gastos com cosméticos e tratamentos estéticos aumentam, fazendo com que surjam novos cosméticos, procedimentos estéticos e novas tecnologias.
A biomedicina estética é uma das áreas que o biomédico pode se habilitar, sendo este um campo de atuação promissor para este profissional. A aprovação dessa habilitação foi concedida pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) em 10 de outubro de 2010 (BME, 2013).
O mercado da estética está em constante crescimento, sendo que o Brasil está em terceiro lugar entre os países que mais consomem produtos estéticos, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China (SENAC, 2016).
Diante disso, o mercado da beleza e da estética tem se tornado adequado modelo para investimento, mas, antes de abrir qualquer empresa ou investir em um negócio, é necessário buscar compreender qual é a necessidade do mercado, procurando a melhor forma de investimento para obter êxito no empreendimento. Salienta a Dra Katianny Araújo.
Para obter sucesso nessa carreira, os interessados precisam de uma boa qualificação e investir em conhecimento, como fazendo uma pós-graduação na área ou estágio supervisionado com carga horária de 500 horas, além de cursos profissionalizantes para acompanhar os avanços do setor. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da Biomedicina Estética, externando a importância do profissional biomédico esteta, a forma de atuação e quais procedimentos o mesmo pode realizar e, ainda, mostrar o biomédico como um empreendedor em potencial já que o mercado da estética é tão promissor e ótimo para investimento.
Vivemos em meio a uma cultura que aprecia e valoriza quem tem uma boa imagem, onde a beleza acaba adquirindo o papel de aceitação ou de rejeição Ainda, com o passar do tempo, a preocupação com a estética vai mudando e tomando novas formas de acordo com as tendências que vão surgindo e seguindo o desenvolvimento da indústria.
Novos cosméticos, tratamentos estéticos inovadores, aparelhos altamente tecnológicos e toda uma batelada de serviços disponíveis bombardeiam homens e mulheres no intuito de melhorar a jovialidade e beleza.
E, ao contrário do que se pensa, tratamentos estéticos não são mais uma exclusividade feminina. A busca dos homens por procedimentos estéticos tem se tornado cada vez mais comum, sendo que nos últimos anos o homem tem gastado mais com produtos de beleza, o que mostra a preocupação com a estética.
Mesmo em meio à crise econômica brasileira, a preocupação das pessoas em relação a sua aparência e o investimento que fazem em tratamentos estéticos e cosméticos faz com que o mercado da estética não pare de crescer, chegando a movimentar até bilhões por ano. No ano de 2014, por exemplo, alguns setores do país faziam de tudo para não ficarem abaixo de suas metas, fechando o ano no vermelho. Já o setor da estética esperava por um crescimento de aproximadamente 77% (MARZANO, 2014).
No ano de 2015, o mercado da estética continuava driblando a crise econômica do país, fechando o ano movimentando acima de 9 bilhões. A estética já tinha deixado de ser considerada superficial, sendo identificada como um setor que contribui não apenas com a aparência, mas com o bem estar das pessoas e, conseqüentemente, sua auto-estima (G1, 2015).
Em 2016, devido à constante inovação em pesquisa e produtos novos, o setor, considerado resistente e bem estruturado, continuava sendo indicado para investimentos (EXAME, 2016), podendo isto ser observado ainda em 2017. Portanto, para se investir nesta área, é necessária uma excelente qualificação profissional e acompanhar os avanços do mercado (FAMAZ, 2011).
O trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, utilizando-se da abordagem metodológica qualitativa, em que a busca se deu por consulta de referências bibliográficas tais como livros, artigos científicos e meios de comunicação na internet que trouxeram informações sobre a atuação do biomédico na área da estética e uma visão empreendedora desse profissional.
Katianny Araújo é Biomédica com especialização em biomedicina estética