RAFAELA VILAÇA
Coluna da Rafaela | Remendos novos em trapos velhos
Na noite deste domingo, 30, encerrou-se o pleito entre familiares, amigos e colegas de trabalho na corrida para demonstrar qual era o pior candidato à disposição para ocupar a cadeira de presidente da república. Ao invés de argumentarem sobre as propostas e preparo de cada um, o que se viu nas redes sociais, grupos de WhatsApp e postagens no Instagram foi uma enxurrada de acusações de um lado e do outro.
Com números expressivos nunca vistos, essa eleição entra para a história como a mais polarizada.
Agora nesta semana que corre às pressas para a cerimônia de posse, é a hora de reorganizar as agendas e contatos.
Desbloquear aqueles contatinhos, inclusive o cunhado pedante, o chefe chato, o professor empolgado… enfim, será a primeira tarefa de muitas afim de continuar a vida social. Por outro lado, outros alguéns irão manter o bloqueio com medo das chacotas e piadinhas que por ventura possa aparecer.
Mas o fato é que todos nós precisaremos atar panos novos nos trapos velhos dos relacionamentos desgastados pelas fake News e trocas de farpas. Os tecidos ficaram marcados por tantos insultos e ameaças que muitos deles romperam-se e rasgaram de vez sem condições de olhar olho no olho.
Com o tempo, podemos constatar que não vivemos sozinhos e a linha da arrogância que por vezes trabalhou tão aguerrida nestes dias, dá lugar para a agulha do perdão que começa a abrir pequenos furos em ambos os paninhos, para quem sabe, serem preenchidos por esperança e união.
Aos que venceram, parabéns! Vocês são responsáveis não só pelos vossos futuros, mas de toda a nação. Àqueles que foram derrotados, não deixe que os maus sentimentos tomem conta do ateliê de sonhos. Afinal a derrota do governo eleito também é a ruína do povo brasileiro.
Espero que consigamos, com muito respeito, em pouco tempo, pensar e agir, de acordo com cada perspectiva que seja, num bem maior: a construção da Nação Brasileira para TODOS com fé e amor.