Connect with us

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

Vale a pena conferir o XII Festival Acreano de Vídeos-2021 e FestCineMulher, que está sendo realizado às 8 horas da manhã no Theatro Hélio Melo, com o Editor Óscar Xavier e Oficina de História do Cinema Acreano com o Cineasta Adalberto Queiroz. O XII Festival Acreano de Vídeos-2021 trata-se de um projeto que está sendo financiado pela Lei Aldir Blanc, Governo Federal e tem como instituição gestora a Fundação Elias Mansour (FEM) e é uma realização da Associação Acreana de Cinema-ASACINE. O cinema acreano estará aberto ao público até o dia 30 do corrente. Ressaltando os cuidados com distanciamento, álcool e máscaras.

“A noite a lua caiu no açude” é mais uma obra literária da escritora Francis Mary(bruxinha), como é carinhosamentechamada pelos amigos. Aqui, ela convida a todos a mergulhar na magia poética.Adquira o seu e-book por R$10,00 ou livro físico R$ 20,00. 

Os recursos arrecadados serão usados para aquisição de cestas básicas para as comunidades carentes.

EJE-AC

Em continuidade às ações formativas no ano de 2021, a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-AC realizará mais um momento de reflexão sobre matérias sensíveis à democracia e à cidadania.  

Já foram abordados temas como a participação da mulher na política, a segurança do processo eleitoral e o direito de acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência.

Agora, no próximo dia 28 de maio, às 11h, a EJE realizará palestra 

com o tema “Dignidade Humana: Ação voltada à identidade de gênero, uso do nome social nos serviços judiciais”, 

a ser ministrada pelo Doutor Thiago Galeão, Docente da Universidade Federal do Mato Grosso.

Direitos e Diversidades

Trazendo à luz da sociedade o debate sobre direitos e diversidade, o Acre promove de 26 a 30 de maio o 1ª Festival Internacional LGBTQIA+ Transamazônico. A mostra, financiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc por meio da Fundação Elias Mansour(FEM).

Totalmente online e gratuito, os filmes estarão disponíveis por meio do site https://festivaltransamazonico.com.br.

Idealizado pelo advogado, colunista social e produtor cultural, Moisés Alencastro, o evento leva ao público discussões importantes relacionadas à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+, além de colocar a capital acreana no mapa dos festivais de cinema realizados no Brasil.

A mostra conta com produções da Argentina, França e do Brasil. Ao todo, o festival exibe 13 longas-metragens, em cinco dias de programação. Os filmes abordam as temáticas de sexualidade, gênero, cidadania e direitos humanos. As exibições serão gratuitas e online, por meio do site do festival.

De grande valia o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Pedro Longo (PV), apresentado na tribuna da casa do povo Assembleia Legislativa, que trata da dispensa do licenciamento ambiental a atividade de extração de piçarra e barro para conservação, recuperação e melhoramentos de ramais, estradas vicinais e/ou reparos emergenciais em rodovias por moradores e produtores rurais.

Longo, quer que a medida seja acrescentada como dispositivo à Lei n.º 1.117, de 26 de dezembro de 1994, sobre a política ambiental do Estado do Acre.

“Um projeto útil para a população da zona rural, que visa estabelecer um procedimento mais célere na utilização do solo, para conservação, recuperação e melhoramento dos ramais, estradas vicinais e reparos emergenciais em rodovias, assegurando condições adequadas de transporte da produção rural e de pessoas de inverno a verão”, argumentou Pedro Longo na justificativa do PL.

A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) através de sua presidente a juíza de Direito Maria Rosinete dos Reis,comemorou os resultados positivos obtidos por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) divulgados no Relatório de Produtividade do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os dados demonstram que mesmo durante toda pandemia pelo coronavírus(Covid-19) o atendimento de toda a sociedade foi mantido.

Desde o início das medidas de distanciamento social e as medidas sanitárias adotadas, foram proferidas mais de 33 milhões de acórdãos e sentenças em todo o Brasil.

O prefeito Tião Bocalom deu posse nesta última terça-feira, 25, no auditório da Prefeitura Municipal de Rio Branco, aos 13 conselheiros e seus respectivos suplentes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Cacs-Fundeb).

Além do prefeito, registramos a presença dos secretários municipais Valtim José da Silva, Nabiha Bestene, Neiva Tessinari, Cid Ferreira, assessor e articulador de politicas Elder Paiva, além de professores e pais de alunos.

A aniversariante da semana é essa pessoa super, iper extrovertida. Amigona de todos, adoooora viajar e curtir a vida ao lado da família e amigos. Fica nos devendo a festa! É big, é big….

Jornalista Ray Melo ao lado de sua bela Estefânia Brandão Melo comemorando mais um titulo do seu flamengo: Campeão Carioca.

Família Dantas comemorando o aniversáriodo caçulinha Alejandro Dantas, tudo preparado pelos pais Glayson e Luciana Dantas. Parabéns, parabéns.

FATOS & BOATOS

# Começando com aquela musiquinha! O cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais…

# Coisa ridícula a cena que um certo secretário da távola redonda fez, diante de seu súdito durante uma solenidade com a presença de muitas autoridades.Deu o que falar!

# Como já dizia o meu velho e experiente pai: Puxa-saco é sinal de incompetência. Pois sim.

# Deu ruim o depoimento da médica Mayra Pinheiro na CPI da pandemia. A capitã Cloroquina se embananou toda,tentou usar palavras difíceis para enrolarnas respostas, mas acabou mesmo foi caindo em contradição e desmentindo o ex Ministro Pazuello. … deu ruim não, deu péssimo!! 

# E ainda tem muita espuma nesse chopp como tem dito o vice Mourão. Ah se tem….

Em Rio Branco semana começou com temperatura amena, conforme anunciado pelo doutor Friale. Bingo!!!

# E teve frisson com anúncio de pagamento pelo governo estadual da primeira parcela do décimo terceiro salário agora em junho. Muito bom!

# Nossa Maricota Serelepe mal ouviu os rumores do pagamento e desembestou rumo ao Via Verde Shopping onde gastou por conta. Não economizou não. Poderosa poderosa

# “Depois de Dora” é a peça teatral que vem por aí com incentivo da Lei Rouanet e da Prefeitura Municipal de Rio Branco. A entrada é gratuita e as apresentações lá na Oficina João Donato. 

Aquele casal conhecido, que ficava nopuxa encolhe, parece que agora rompeu de vez. Dizem as más línguas que um bouquet de flores foi decisivo para separação. Mistério….

# A operação Fake Bois prendeu muita gente envolvida no envio de gado do Estado sem pagamento correto das taxas e impostos.

Mas parece que muita gente grande ficou de fora e gente que não tinha nada a ver entrou no rolo.  É aquela máxima “o justo paga pelo pecador”. Eu hein…

# Parabéns para os irmãos empresários Abrão e José Luís Felicio pelos 54 anos da acreaníssima indústria Miragina, a empresa mais antiga em atividade no nosso Estado.

Espetáculo lindo o da Super Lua no céu de terça-feira. Quem viu ficou estupefato de tamanha beleza!

# Estamos torcendo por você, Jesus Silva, repórter de vídeo do Acrenews que concorre a prêmio no XII Festival Acreano de Vídeos 2021.  Boa sorte!!!

# Bom dia especial ao Assessor de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco nosso colega de trabalho e irmão em Cristo Hahilton Oliveira. Parabéns pelo trabalho e dedicação que vem fazendo frente a pasta que hora ocupa.

# Não esqueça: se você estiver no grupo prioritário, VACINE-SE!!!!!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

BOTECO DA SIMONE

Uma noite bacanérrima no último sábado, na área de lazer da família Chaves, marcou o aniversário da pediatra Simone Chaves.  Mais uma vez a Simone bisa as suas festas que são surpreendentes!

Conhecida por seu bom gosto este ano, escolheu o tema Boteco para a tertúlia. Decoração temática assinada por Roberto Mancha e Manu, caprichado! No cardápio comidas típicas de Boteco. Som dos mais animados e uma noite pra lá de especial. Parabéns, parabéns!

Simone sempre muito alegre e de bem com a vida ao lado de familiares e amigos. Coisa boa!
Simone com Mário Sérgio e Nadia Canizo
Linda e maravilhooosa a aniversariante Simone com as amigas Giuliana Evangelista e Roberta Lima
A matriarca da família Chaves Cruz com a filha Simone Chaves
Silvane Chaves com seu Ciro e o filho Danilo recém-formado em Medicina
As amigas Simone Chaves e Marina Contijo
Solange Chaves e Mário Penteado com filho e nora
Encontro de três grandes mulheres: Lindas, bem resolvidas e de bem com a vida em noite de comemoração ao aniversário da amiga Simone Chaves. Ana Schirley e Jorgete Nemetala
Seu Ribera com os netos Levi e Daniel
Cínara Lisboa e seu lindo marido Jime Barbosa
Simone ladeada pela amiga Giuliana e Marcos Palácio Dantas
As amigas aniversariantes Simone Chaves e Márcia Abreu
O cantor Sérgio Souto ladeado por Ivan Biancard e Aragão Rocha, no Boteco da Simone

NIVER DA IOLANDA CRISTINA

Pra lá de bom o café da manhã oferecido pela advogada Iolanda Cristina, no último sábado, em torno de seu aniversário. O salão de festa do hotel Terra Verde foi devidamente preparado para receber um pequeno grupo de convidados e familiares que foram cantar os parabéns pra você. Tudo como manda o figurino.

A aniversariante com os irmãos Ciro e Italo com as suas respectivas esposas Thais e Iza
Elas arrasam! As mulheres advogas e empoderadas no niver da Iolanda, no hotel Terra Verde
A aniversariante com a linda Andreia Mesquita e Kauê Facundo

Gilliard e Suellem Rocha com os filhos Thomás e Isabel
Bianca e André Marques com Iolanda Cristina

A essa pessoa especial que é a Fátima Moutinho desejamos muiiiitas felicidades e muitos anos de vida com saúde ao lado de seu Fernando Moutinho. É big, é big…..

Ainda é tempo de parabenizar o nosso amigo um dos musicistas mais simpáticos e afinado, também muito querido entre os amigos. Como falou o amigo cel. Rochinha, vencedor de vário FAMPS. Parabéns, parabéns!

|

Para a juíza Zenair Bueno o trabalho vem em primeiro lugar mais a paixão mesmo é quando está participando dos concursos de três tambores, que alias são frequentes e não deixa por menos. Na foto com o marido o advogado Valadares Neto.

Gente, todas as boas energias a essa grande mulher, mãe dedicada, que é a aniversariante de hoje. Luzineide Viana, mãe do nosso poeta Jackson Viana. A ela toda a nossa admiração.

HOMENAGEM A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Consul Teobaldo Reategui Sam Martin, Jorge Rivasplata e sua mulher Guadalupe

Intitulada Independência do Brasil foi a exposição do artista plástico Jorge Rivasplata que teve seu desfecho em frente a prefeitura de Rio Branco, onde ficou durante sete dias, se encerrando no último dia 10, com a presença dos artistas plásticos, poetas, convidados especiais, autoridades civis e militares. Dentre eles a prefeita em exercício Marfisa Galvão, Assessor de Políticas da Prefeitura Helder Paiva, Presidente da Garibalde Brasil Pedro Aragão, historiador José Wilson Aguiar, Glicélio Gomes presidente da Associação dos Artistas plásticos do Acre,  Ministro Teobaldo Reategui San Martin Consul general do Peru juntamente com sua esposa Silvia Aviles e sua assessora Betzebel, artista plástica Nassara Nasserala, empresário Arnaldo (Papelaria Arnaldo),  Guadalupe esposa do Rivas, dentre outros.

Na foto o artista plástico Glicélio, o presidente da FGB, Pedro Aragão, o historiador Wilson Aguiar e o artista plástico e escultor Jorge Rivasplata

Rivas com artistas de renome e convidadas especiais
A dançarina Paula fez uma belíssima apresentação de dança cigana, ela que foi aluna do artista plástico Jorge Rivasplata. Show!

Continue lendo

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

CHÁ SOLIDÁRIO

A vice-prefeita de Rio Branco a professora de Educação Física Marfisa Galvão juntamente com a Prefeitura Municipal de Rio Branco e SASDH, realizou na última sexta-feira, nos jardins da prefeitura, um delicioso chá solidário, onde teve a participação e colaboração das esposas dos secretários, diretores e cargos comissionados. O objetivo foi arrecadar o maior numero de brinquedos para o Natal Solidário que a prefeitura fará em dezembro, contemplando alguns bairros mais carente, segundo uma triagem que será feita pela secretária de Ação Social Marfisa Galvão.  Esse evento foi apenas um dos muitos que serão feitos até os meados de dezembro, objetivando também a participação das esposas dos nossos vereadores, deputados e as damas beneméritas da Casa da Amizade. O chá foi em torno de cinquenta mulheres onde tivemos todo o cuidado de higiene com luvas, toucas e álcool. As fotos são do fotógrafo Evandro Derze.

Uma farta mesa com várias iguarias doadas pelas mulheres que fazem parte da gestão municipal.

Cibelle Pontes,prefeito Tião Bocalom, Ana Claudia e Andreia Rollo.

O prefeito Tião Bocalom e Antônio Cid, secretário de Finanças, Pollyana Garcia, Presidente do SAERB, e com servidoras da Casa.

A vice-prefeita Marfisa com a presidente da APAE, a senhora Cecília e o prefeito Tião Bocalom.
A vice-prefeita Marfisa com servidoras da prefeitura, chic no último.
Presença marcante da secretária municipal de Planejamento Neiva Tessinare no chá solidário da última sexta feira.
Vereador N. Lima com os secretários Municipais Neiva Tessinare e Antônio Cide.
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco N. Lima com a advogada Sylvia Lustosa e esta colunista.
Da esquerda para direita, Tiana Avelino, Doralice, Thaís Oliveira, Maria Izabel e Rila Freze, no chá solidário da última sexta-feira, nos jardins da prefeitura.
Raquel Paiva ao lado do prefeito Tião Bocalom.
As elegantes Janaína, Suziane, Beht Pinheiro sendo cumprimentada pelo prefeito Tião Bocalom e a secretária de Educação Nabiha Bestene.
A elegante Kelly Gouveia com seu marido cel. Ezequiel de Oliveira Bino, no chá solidário da última sexta-feira, nos jardins da prefeitura.
Solidariedade é tudoooo!

Perpétua Almeida, Antonino, Laertes, Eracides Caetano e Thaís Oliveira na entrega das motocultivadores, no Polo Geraldo Fleming, na estrada de Porto Acre.

CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL

Durante quatro finais de semana, nos dias 18, 19, 25 e 26 de setembro e 2, 3, 9 e 10 de outubro, sempre de 13 às 18h, será realizado o Curso de Produção Cultural para Shows e Eventos Artísticos, na cobertura do Palácio do Comércio.

São instrutores os músicos e produtores culturais João Vasconcelos e Diogo Soares, a publicitária Rayssa Alves e a jornalista e produtora cultural Jackie Pinheiro, que é a coordenadora do projeto.

O curso é gratuito e patrocinado pelo Governo Federal, Governo do Estado do Acre e da Fundação de Cultura Elias Mansour, com apoio cultural da Fecomércio. O projeto é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Informações com o ator César Júnior (68) 99253-5838.

Os produtores culturais Diogo Soares, Jackie Pinheiro e João Vasconcelos são instrutores do curso.
Staff do evento: a publicitária Rayssa Alves, o ator César Júnior e a jornalista Jackie Pinheiro
A publicitária Jackie Pinheiro, o músico João Vasconcelos, o ator César Júnior e a jornalista Jackie Pinheiro integram a equipe de produção e de instrutores do curso

Amanhã, dia 4, os amigos da médica Simone Chaves estarão brindando com ela mais um aniversário daqueles! As comemorações ocorrerão na área de lazer da Simone e Paulo Cesar, diga-se de passagem, palco de grandes e elegantes eventos sociais. Parabéns, parabéns.

Parabenizamos a querida amiga Suely Maia por mais uma volta ao redor do sol. Ao lado de seu Tancremildo Maia, filhos e netos, ela apagou a velinha com muita alegria e jovialidade. Parabéns!

Senadora Mailza Gomes recebe a visita de Henrique Afonso e Rosângela Nascimento em torno de um café da manhã para colocar a conversa em dia.

Intitulada Independência do Brasil é a exposição do artista plástico Jorge Rivasplata, exposta a visitação em frente a Prefeitura Municipal de Rio Branco desde o último dia 1º de setembro, com encerramento no próximo dia dez, com coquetel e som ao vivo. Junto com Rivas, o também artista plástico e escultor Gerson 2 vidas e o músico Joatã Victor. 

Continue lendo

RUBEDNA BRAGA

Coluna da Rubedna Braga

Publicado

em

NO RESTAURANTE PÃO DE QUEIJO

Deputado José Bestene, a aniversariante Auri Bestene, Fátima e o vereador Samir, uma família linda.

A família Bestene comemorando o aniversário da Linda Auri Bestene, que aconteceu no restaurante Pão de Queijo.

POSSE DAS PROGRESSISTAS

A reunião foi acompanhada pelo vice-reitor Josimar Batista e os pró-reitores de Planejamento, Alexandre Hid, de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho e a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), professora Larissa Machado Viana.

Reitora da Ufac, Guida Aquino e a senadora Mailza Gomes.

A simpática Eliene irmã e cerimonialista da senadora Mailza Gomes, na posse das jovens Progressistas.

Acontece neste sábado, 28 de agosto, o Cinema na Beira do Rio, com o filme (curta) acreano, Correria, do diretor Silvio Margarido. O mesmo será exibido, antes do filme amazonense A febre. no Calçadão da Gameleira às 18h.

Projeto este financiado pela Lei Aldir Blanc e a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil.

SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MULTIPLA

No último dia 20, de agosto, a Prefeitura Municipal de Rio Branco, através da SASDH e a APAE realizou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Essa ação teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades intelectual e múltipla promovendo políticas públicas de inclusão social assim como combater o preconceito e a discriminação, reafirmando a importância e a participação da família no âmbito social, educação, saúde e de todos os setores da sociedade.

Presentes no evento a vice-prefeita Marfisa Galvão secretária da SASDH, a senhora Cecília Lima presidente da APAE, a Rebeca de Paula gerente do Departamento de Promoção dos Direitos da SASDH, Frank Lima secretário de Saúde, Nabiha Bestene secretária de Educação, Pedro Aragão presidente da Garibaldi Brasil, o senhor Roberto Craveiro da Associação dos Autistas, da senhora Hila Freze diretora do Departamento dos Direitos Humanos da SASDH, dentre outros.

Prefeitura Municipal de Rio Branco, através do Departamento de Promoção dos Direitos da SASDH na pessoa da senhorita Rebeca de Paula, realiza palestras e conscientiza a população sobre os direitos e desigualdades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

A presidente da APAE, a senhora Cecília Lima ladeada pelo secretário de Saúde Frank Lima e da vice-prefeita e secretária da SASDH Marfisa Galvão.

A equipe de profissionais da APAE

Profissionais que cuidam com amor, APAE!

A pastora Sandra Regina ladeada pela secretária de Educação Nabiha Bestene e o presidente da Garibalde Brasil Pedro Aragão.

A diretora de Direitos Humanos da SASDH a senhora Hila Freze, a presidente da APAE Cecília Lima e a vice-prefeita Marfisa Galvão.

CAFÉ DA MANHÃ NO MERCADO MUNICIPAL ELIAS MANSOUR

A senadora Mailza Gomes não para! Em Rio Branco sempre aproveita o seu tempo para as visitas aos amigos e correligionários. Assim, na última sexta-feira, iniciou o dia no Mercado Municipal Elias Mansour, com um lauto café da manhã na barraca do seu Samuel e dona Ana. Além de tomar aquele cafezinho quente, aproveitou para visitar as outras barracas e ouvir as reivindicações de outras pessoas que ali trabalham, incluindo o pessoal da feira que agrega mais de 116 permissionários e 333 feirantes.

Vagno de Paula foi bastante festejado na semana passada por conta de mais um ano de vida bem vivido. A sua esquerda a querida amiga Zú Oliveira, pessoa querida por todos que privam de sua amizade. Espiritualista e sempre disposta a ajudar o seu próximo, comemorou a data com muita alegria ao lado do marido o empresário José Luiz. Parabéns, parabéns.

Os parabéns da coluna a esta pessoa belíssima, alegre e de bem coma vida que é a Marina Lavocat. Ao lado de seu Inácio Contijo Ernesto, dos filhos e familiares ela comemorou a data em grande estilo. E porque não!

A linha é formada por base, flash iluminador e corretivo, batom líquido e balm.

A Base Retinol H+ 80 está disponível em 14 tons e 1 invisível, e oferece proteção contra UVA+++ e luz azul, além de FPS 80. O produto compõe a nova geração de bases de Make B., com tecnologia avançada, proteção e cobertura que garantem uma pele renovada, com aparência natural e perfeita. Com ela, a renovação celular é acelerada, a produção do colágeno é duplicada e a pele torna-se mais firme e radiante com apenas 15 dias de uso.

O Flash Corretivo Iluminador Retinol H+, que pode ser encontrado em 8 cores e também na versão invisível, atua em 3 dimensões: preenche e reduz a aparência das rugas profundas e linhas de expressão, enquanto uniformiza olheiras e imperfeições, atenuando sinais de fadiga das áreas dos olhos e contorno labial. Já o Batom Preenchedor Retinol H+ e o Balm Líquido invisível atuam na renovação e revitalização da aparência dos lábios, melhoram a firmeza e o volume da boca, preenchendo rugas e vincos. Sua fórmula garante 24 horas de hidratação profunda e prolongada, para lábios macios e com aparência saudável ao longo do dia.

Cuide-se Bem Bendito Cacto: cuidado e hidratação refrescante

A família cuide-se bem Bendito Cacto conta com a loção hidratante corporal, de 400 e 200ml; o Body Splash, com uma fragrância fresca e marcante que perfuma com todo o frescor; o sabonete em barra para proteger a pele durante e após o banho; e uma necessáire exclusiva em formato de cacto, para agradar aos amantes da planta. Para celebrar este lançamento, o Boticário preparou um desconto especial nos produtos da linha: 20% na compra de 2 ou mais itens de Cuide-se Bem.

Maria Clara Tavares completou no dia 20 de agosto, o tão sonhado 18 anos. Os pais Ticiana Abomorad e Guto Tavares organizaram uma festa bacanérrima para as comemorações com as amigas. Parabéns, parabéns.

Na entrega das viaturas, que custaram pouco mais de R$ 7 milhões, e que foram entregues na última segunda-feira (23), pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) durante solenidade realizada na frente do Palácio Rio Branco, registramos a presença do prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, da Dra. Paula e da deputada federal Jéssica Sales.

Pioneira dos serviços de radiodifusão no Acre e espectadora assídua da história do estado há quase oito décadas, a Rádio Difusora Acreana possui, indiscutivelmente, um lugar especial no coração da população dessa parte da Amazônia.

Companheira fiel dos acreanos desde a primeira metade da década de 40, a emissora ganhou, com o tempo, o codinome de a “Voz das Selvas”, que não poderia ser mais adequado, considerando-se a grande importância que ela passou a ter na vida dos habitantes da floresta, assim como das pequenas cidades nela encravadas.

Nesta quarta-feira, 25 de agosto, essa história carregada de identidade e de presença marcante na vida dos acreanos completa 77 anos. Seja com o jornalismo, com a prestação de serviços ou com as coberturas do esporte local, de maneira especial o futebol, a emissora está sempre a postos.

Oficialmente fundada em 25 de agosto de 1944, A Rádio Difusora Acreana rompeu a fronteira acreana no curso dos anos, se tornando conhecida em várias partes do Brasil e até do mundo, por meio dos aficionados da sintonia de emissoras distantes.

Na atualidade, a RDA segue sendo extremamente ouvida tanto pela transmissão em Amplitude Modulada (AM) quanto pela internet. Com uma programação diversificada, ela é a nave-mãe de um sistema que abrange outras emissoras do interior do estado.

A primeira transmissão da “Voz das Selvas” aconteceu no dia 7 de agosto de 1944, no antigo Instituto Getúlio Vargas, que foi a sua primeira sede. Apenas em 1º de maio de 1945 que ela passou a funcionar no prédio em que está até hoje.

Considerada como patrimônio histórico e cultural do Acre, produziu nomes como Estevão Bimbi, Campos Pereira, Jota Valentim, Jota Conde, Cícero Moreira, Jorge Cardoso, Nivaldo Paiva, Coronel Chicão e Washington Aquino, entre tantos outros que marcaram época nos microfones da emissora.

Alguns nomes de peso na história da Rádio Difusora Acreana ainda estão na ativa, como é o caso de Zezinho Melo, na emissora desde o início dos anos 1960, e Nilda Dantas, desde o começo da década de 1970. Eles são dois nomes de peso da “Voz das Selvas” comandando os programas Tarde de Emoções e Espaço do Povo, respectivamente.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia