EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO A esquerda conseguiu realizar um sonho com a condenação de Bolsonaro: iguala-lo a Lula, ao menos no quesito xilindró
O presidente Lula morre de inveja de Bolsonaro, sobretudo esse Lula III. Sentado a fórceps na cadeira de presidente, senil, bravateiro e conduzindo uma gestão sem rumo, gerando terror para o mercado, vive a falar do algoz, dia e noite, que nem cantiga de grilo. A Janja não chega nem perto de seus sonhos, como Bolsonaro. O ex é uma sombra a lhe atormentar; a ele e a seu secto. A inveja e o ódio que Lula sente do ex-presidente, seus guaipecas nutrem na mesma medida. Esse sentimento medíocre é por uma razão elementar: Bolsonaro tem povo. Espezinhado pela mídia, patrocinada pelo sistema, é todo dia massacrado por impropérios, mas nada lhe rouba a virtude de ser adorado pelas massas. Com o argumento de genocida carcomido, assim como outras dezenas de acusações sem eco, a esquerda conseguiu uma ‘vitória’ pirrica ao condenar Bolsonaro por um suposto golpe com provas questionadas pelo único Juiz de carreira que compõe o STF, o Fux. Agora, quando alguém disser que Lula foi condenado, o seguidor do presidente terá um argumento para pelo menos igualar os dois, a pena de prisão. E segue o baile bufo no Brasil.
Cor da chita em Xapuri
Pelo resultado das últimas eleições, o grupo do deputado Manoel Moraes (UP) parece ter dominado Xapuri de cabo a rabo, sobretudo com a derrota do ex-deputado Antônio Pedro, que apareceu como nova liderança naquela região em 2018. O Ailson Mendonça, filho dele, me ligou e disse que não é bem essa a cor da chita na terra do Chico Mendes. O pai dele vem fumaçando pela venta nas eleições de 2026. Estão trabalhando para ele voltar à Assembleia Legislativa e retomar um novo e ambicioso processo que inclui, inclusive, a tomada da prefeitura em 2028. Prefiro não duvidar da capacidade desse grupo, apesar de ter sido abatido nas eleições passadas.
Compromisso da eleição
Uma fonte do MDB garantiu à coluna: a eleição para presidente aconteceu por aclamação em função de um compromisso futuro que passa longe de um acordo com Alan Rick.