EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO “Estamos realizando votações importantes; não podemos deixar que as pautas da oposição prejudiquem nosso trabalho”, diz Joabe sobre caça ao RBTrans
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira (UP), disse à coluna que o poder legislativo não pode ficar refém das pautas da oposição, mormente aquelas criadas notadamente apenas para fazer barulho. Por essa razão ele justifica não está respondendo às provocações de vereadores interessados em desestabilizar a gestão do prefeito Tião Bocalom (PL). Mesmo assim, afirmou estar agindo como manda seu cargo em alguns casos, como as denúncias contra o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas. Perguntei se a Câmara tomará alguma providência e ele enviou a seguinte resposta:
“Nós recebemos uma pessoa, que fez uma denúncia contra o senhor Vilas Boas, recebemos, acolhemos, ouvimos, né, todos os vereadores ouviram. Teve também o Benício, que foi lá, ouvimos também. Todos foram acolhidos, né, e nós enviamos todo esse material ao Ministério Público, que é quem é o responsável legalmente, o senhor da ação penal, o Ministério Público. Então foi para o órgão competente para que se possa, após isso, fazer as investigações necessárias ou ouvir os relatos.
Então tem todo um procedimento que o Ministério Público tem a competência legal, e tem todo o aparato estatal para fazer as investigações e, ao final, ter uma conclusão, conclusão de denunciar à Justiça ou pedir o arquivamento. Então foi enviado para o órgão apropriado, o órgão competente legal. E nós temos falado lá o que temos falado aqui, nós temos que, como uma casa legislativa, garantir que todo cidadão tenha direito de fazer sua denúncia sem nenhum tipo de problema. E também que quem está sendo denunciado também tenha todo direito de se defender.
É isso que nós temos feito, com muita responsabilidade. É lógico também que temos outras pautas importantes da Câmara. Ontem tivemos a votação de projetos importantes, que foi o projeto do Refis, a prorrogação do Refis até dia 31 de outubro. Tivemos também outro projeto importante que foi aprovado ontem, que foi a questão do Fundo da Agricultura Municipal. Então nós estamos trabalhando bastante. Não podemos deixar que os trabalhos possam ser prejudicados devido a essas denúncias”.