EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO Márcio Bittar: “Desejo a manutenção da aliança que venceu em Rio Branco, Cruzeiro e Brasiléia em 2024”

O senador Márcio Bittar, principal liderança do PL no Acre, reagiu ao ser perguntado sobre a fala da vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre sua importância nas eleições de 2026. “A prioridade do PL agora é a reeleição de Senador da República. Ainda assim, o PL não tem o direito de tirar do Bocalom, muito menos da Mailza, a tentativa de se viabilizarem”, afirmou. E disse anos à coluna: “Entendo a ansiedade do meio político, mas ainda é cedo, temos tempo pra ajeitar tudo. No meu caso tenho que manter o foco na minha pré-candidatura – não terei reeleição fácil”. Ou seja: vai perder quem apostar em confusão ou em racha.
Oposição ao Gladson
A oposição vive um dilema com o governador Gladson Cameli (PP). A última: partiu pra cima por causa da criação de um cargo comissionado. Ele, humildemente, voltou atrás, aí os algozes ficaram sem saber o que dizer.
Julgamento
A respeito do julgamento do Gladson, ele mesmo tem a frase pronta: “Quem não deve, não tem”.
Pedro Valério sobre Mailza
O empresário Pedro Valério enviou carta à coluna para comemorar os próprios acertos em relação ao futuro da vice-governadora Mailza Assis, em quem ele apostava no ano passado. “Os que apostaram no fracasso da candidatura da vice-governadora vivem hoje a amargura de vê-la 100% viabilizada junto às principais forças políticas e, essencialmente, junto à população. Em qualquer pesquisa que se faça Mailza ja passou dos 20% na preferência do eleitorado. Pra quem começou com 3 ou 4% é um crescimento exponencial. Imagine quando as máquinas entrarem em campo?”, questiona.
Líder Zequinha
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP), não pode ser rifado de nenhuma arrumação política sobre as eleições 2026. É uma das principais lideranças políticas do Acre, prefeito que é do segundo maior colégio eleitoral.
Bispa aperreada
A deputada federal Antônia Lúcia anda aperreada. E não se trata de postagens recentes sobre o próprio casamento. É por causa do seu partido, o Republicano, cujo presidente no Acre, deputado Roberto Duarte, não vai pra onde ela quer ir, a aliança puxada pelo Palácio Rio Branco, com Mailza na cabeça da chapa.
Mão no bolso
Mara Rocha, Jorge Viana, Eduardo Velloso e outros pretendentes ao Senado, preparem os bolsos. Manifestações em redes sociais não elegem ninguém.
Destaques
Os vereadores Aiache (PP), Raimundo Neném (PL) e Leôncio Castro (PSDB) conseguiram se destacar até aqui, sem bajular mesmo sendo da base, e sem fazer o estardalhaço dos parlamentares do MDB, que já estão sendo chamados de patetas nas redes sociais.
Ulysses e segurança
Quando se fala em segurança pública no Acre, rapidamente as pessoas ligam ao nome do deputado federal Ulysses Araújo (UB). Ele faz por onde. É um grande investidor e debatedor dessa pauta.
Gestos
Essa semana, tanto o senador Alan Rick (UB) quanto sua irmã, Mirla Miranda, fizeram gestos em direção ao governador Gladson Cameli. Fica o registro.

