EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO Se o MDB fechar com Mailza, Éber diz que segue; Neném Almeida exige participar da decisão
Na hora de fazer oposição ao prefeito de Rio Branco, os vereadores Éber Machado e Neném Almeida falam a mesma língua. É pau pra lamber sabão no veim. Já quando o assunto é o futuro do partido e a participação nas eleições em 2026, há uma discreta diferença entre o pensamento de um e outro. Machado diz que se a maioria optar por apoiar Mailza, seguirá na boa a decisão. Com Neném a cor da chita não é a mesma. Por ter mandato e fazer parte da executiva, quer participar da discussão, ajudar a decidir. Acrescentou um negócio interessante: que Vagner Sales é presidente do partido, mas não é dono, assim como os demais ‘cabeças brancas’. Precisa, portanto, dividir essa decisão com a base, onde Neném se inclui. Um outro aviso do Neném: ele e os outros dois vereadores da sigla, Éber e Fábio Araújo, têm forte base na executiva e que essa decisão não é fava contada, portanto. O vereador Fábio não foi encontrado para dar sua opinião, que seria importante porque os três andam grudados, coladinhos, pra cima e pra baixo nessa ainda bucólica Rio Branco.
O clima vê depois
Essa COP30, pelo que li ontem e hoje e pelas fotos dos ‘líderes’ presentes, nada mais é do que um convescote da esquerda, um ‘fórum de São Paulo’ em Belém.
Prevenção
Líder do Governo na Aleac, o deputado Manoel Moraes (PP) está em Minas Gerais. Foi fazer um check-up, dar um ‘up’ na saúde.
Liderança promissora
Bem atuante, o presidente da Câmara Municipal de Capixaba, Diego Paulista (PP), é visto dentro do seu partido como uma promessa. Vai ser chamado para grandes embates. Esse momento ele está em Brasília usando a influência junto à bancada federal para pedir em favor de seu município.
Nabor Júnior
Hoje é aniversário de 95 anos do ex-governador Nabor Júnior, a maior reserva moral da política no Acre. Faltando cinco aninhos para seu centenário, ainda é lúcido, inteligente e ligado no mundo. Até hoje recebe políticos para aconselhar, opinar. Até gente de esquerda o procura.
Não influenciam
O deputado Tadeu Hassem (Republicano) e sua irmã, a ex-prefeita de Brasiléia Fernanda Hassem (PP), garantem não ter nenhuma influência na gestão do atual prefeito, Carlinhos do Pelado (PP). Mas negam qualquer atrito com ele. É assim: ganhou a eleição, ganha maioridade, independência.
Confronto Hassem x Galvão
Nas eleições de 2026 vai ter um confronto no Alto Acre que vem ocorrendo nos últimos 10 anos entre os irmãos Hassem e a ex-prefeita e ex-deputada Leila Galvão. Ainda sem partido definido, Leila disputará para federal, mesmo cargo pelo qual Fernanda vai às urnas. Bom lembrar que em uma década os Hassem ganharam todas.
Obras do Bittar
O senador Márcio Bittar (PL) estará em Epitaciolândia neste sábado, 8, para participar do anúncio de obras estruturantes com recursos de suas emendas de relator. Vai ser o maior volume já trabalhado pela prefeitura daquele município. Assim vai ser difícil alguém atrapalhar a reeleição dele.
Filiação do Alan
Alan Rick fará festa grande de sua filiação no Republicano neste sábado, em Rio Branco. Quem é Alan ao ponto de gozar da confiança dele no futuro vai aparecer agora.
Exigência do MDB
Não creio que os três vereadores do MDB vão mudar a decisão do partido de apoiar Mailza Assis (PP) para o Governo. Assim, o que falta saber e que será anunciado dia 15 de dezembro é se vão pra aliança de bico seco ou se terão participação na chapa majoritária. Três nomes estão na mesa, como opções, os de Marcus Alexandre, Jéssica Sales e Leonardo Melo.


