EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO Tchê diz que PDT terá chapa de federal e estadual em 2026: “A gente trabalha em silêncio”, explicou
O deputado estadual Luiz Tchê, presidente do PDT no Acre desde que Galvez declarou isso aqui Estado Independente, garantiu à coluna que seu partido terá chapas para estadual e federal em 2026 – “E competitivas”, calçou. Tchê está licenciado do mandato porque atendeu convite do governador Gladson Cameli (PP) para dirigir a secretaria de Agricultura, onde faz um excelente trabalho, colocando o governo no epicentro do agro, a nova propulsão da roda da economia. Ainda assim, não se descuida da política partidária. Mantém o PDT vivinho da silva e se organiza para competir ano que vem. Pela leitura do parlamentar, o Brasil caminha para a montagem de poucas chapas, com a legislação vigente, mas no Acre ainda serão construídas pelo menos seis ou sete. “PP e União Brasil, Republicano, MDB, PT-PCdoB-PV, PL, PSDB e nós certamente estarão com boas chapas montadas”, acredita. Para garantir a sua, Tchê mantém um grupo bem unido em seu entorno, com muitas lideranças comunitárias rurais e urbanas alimentadas. “Se precisar tem um time a disposição”, garante. E lembra aos que não acreditam nessas possibilidades: “Em 2018 ninguém botava fé, depois para vereador, em 2020, elegemos uma grande bancada e em 2022 colocamos três estaduais na Aleac. Então o PDT tá tranquilo”.
Quem sofre
Nesse puxa-encolhe entre a deputada federal Antônia Lúcia (Republicano) e o marido, ou ex, que também é deputado federal, mas pelo Amazonas, quem sofre é a filha Gabriela, que mora no Acre a vida toda, onde estabeleceu família e tudo. Ela não acompanha nenhuma postagem, inclusive as da imprensa, em relação aos constrangedores acontecimentos.
Para onde vamos?
Parece conspiração de internet, mas não é. O Brasil caminha a passos lentos, mas avança rumo à venezuelização. A decisão do ministro Gilmar Mendes sobre impeachment no STF evaporou o Senado do tripé dos poderes. Foi assim no país vizinho, cujo povo hoje vive sufocado pelo regime.
Sem surpresas
Praticamente não é surpresa a atuação elogiada do vereador Leôncio Castro (PSDB) em Rio Branco. Ele sempre brigou pelo coletivo, quando representou os empresários do ramo da gastronomia e bares.
Jornalismo bem representado
Nayara Lessa, no comando da comunicação do Estado, e Ailton Oliveira no controle da propaganda da prefeitura de Rio Branco, estão presentando com muita honra nossa categoria. Ambos são destaques absolutos.
Muito sumido
Para quem tem pretensão de voltar a disputar eleição, o ex-deputado Moisés Diniz anda bem sumido. Pouca gente sabe em que lugar do Governo ele está.
Força do Acre
Ao eleger o deputado Afonso Fernandes (Solidariedade) presidente do Parlamento Amazônico, a UNALE, entidade de todas as Assembleias Legislativas do país deixa claro o quanto a atual legislatura do Acre é forte. Todos os deputados com quem falei foram uníssonos ao dar os louros ao atual presidente, Nicolau Júnior (PP).
JV do agro
Esperto, o ex-tudo Jorge Viana (PT) vai acabar sendo o candidato a senador representante do agro no Acre. Aos poucos ele, que foi o criador e defensor da florestania, vai passando essa ideia de que, com a Apex, virou padrinho do mercado rural.
Quando Gladson entrar…
Quem apostar que o governador Gladson Cameli não conseguirá juntar todo mundo em 2026 vai perder feio. Notícias dos bastidores são surpreendentes. E ele nem entrou em campo de verdade.
Chamar de seu
Prefeito da segunda maior cidade do Acre, a rica Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (PP) deverá ter, após a próxima eleição, um deputado federal, um senador e pelo menos uns dois estaduais para chamar de seu. É do tipo meio calado, mas um trator a fazer política.
Freio de mão
Elogiados pela bolhinha de suas redes sociais, os vereadores Éber Machado, Neném Almeida e Fábio Araújo, do MDB, parecem ter dado uma puxada no freio e suas campanhas difamatórias contra o prefeito Tião Bocalom (PL), que nas pesquisas aparece com aprovação perto da do governador Gladson Cameli (PP). Parece. Pelo menos não tenho visto muita coisa nos últimos dias.
Saudade
Tem um grupo aí criando a “hashtag saudade” do Raimundo Neném (PL), uma referência a gestão do vereador a frente da Câmara Municipal de Rio Branco.


