EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO CORDEIRO Uma das cabeças pensantes do MDB, Aldemir Lopes confirma ‘clima bom’ pra Mailza no partido e fala em pequenos focos contrários
Uma das cabeças pensantes do MDB, considerado uma águia nos bastidores da política no Acre, o ex-prefeito de Brasileia, Aldemir Lopes, disse à coluna que tem clima favorável para a vice-governadora Mailza Assis (PP) dentro do partido, em relação a uma aliança para 2026, quando ela, por direito, deve disputar a reeleição para o Governo, uma vez ela assume a cadeira em abril. Alegando que as considerações sobre o futuro do partido deve ser informação da cota do presidente Vagner Sales, Aldemir preferiu economizar a própria língua. O que falou, no entanto, foi suficiente para se saber que dificilmente o glorioso não fechará com Mailza. Em troca do que, nem adiantou perguntar. Aldemir deu uma notícia importante: em função do tamanho do partido, diz ele, há pequenos focos contra a coligação com o Palácio Rio Branco. “Mas converse com o Vagner”, me advertiu. O Vagner nem atendeu o telefone.
Encontro com Alan Rick
Uma informação quentinha. Até o final da tarde desta terça-feira, 14, o MDB tem um encontro com a cúpula da candidatura do senador Alan Rick ao Governo. Esse encontro não será divulgado.
Igreja troca candidato
Informações de dentro da igreja Assembléia de Deus ministério Rio Branco dão conta de que a cúpula trocou a candidatura de Minoru Kimpara pela da viúva do vereador Jessé, Cacilda Barbosa.
Visitou a própria casa
Secretário de Agricultura do Estado, Luiz Tchê, fez uma visita a sua ‘casa’ agora há pouco, a Assembléia Legislativa. Tchê é deputado estadual e está afastado desde o início da legislatura para ‘tocar’ o agro da gestão Gladson. Em 2026, garante por tudo o que é santo, disputa a reeleição. Nada de federal mais.
Licença do cargo
Com sintomas da Covid, o prefeito Zequinha Lima (PP), de Cruzeiro do Sul, anunciou um afastamento do cargo por pelo menos sete dias. A vice, Delcimar Leite (Republicano), assumiu a segunda maior prefeitura do Acre.
Surpresa
As exonerações dos secretários Carlos Vale (Agricultura) e Nelson Sales (Saúde), pelo prefiro Gerlen Diniz (PP), se Sena Madureira, pegou o gabinete do senador Alan Rick (UB) de surpresa. Até ao meio dia desta terça-feira, 14, não tinha explicação, segundo fontes.
“Vai andar”
O governador Gladson Cameli (PP) é diferenciado. Não perde ninguém como apoio político, por não desfazer sonho de ninguém. Quem chega em seu gabinete querendo a benção dele para ser candidato ouve o a mantra “vai andar”.